Com requalificação, av. Santo Amaro ficará mais moderna, acessível e funcional

Projeto promovido pela Prefeitura de São Paulo amplia calçadas, reforma corredor de ônibus, planta mais árvores e enterra fios, além de outras melhorias

Com requalificação, avenida Santo Amaro ficará mais moderna, acessível e funcional

Com requalificação, avenida Santo Amaro ficará mais moderna, acessível e funcional Gestão Urbana/Divulgação

Calçadas mais largas e com passeios maiores, integração com a malha de ciclovias, árvores plantadas, reforma do corredor de ônibus, com novos pontos e faixas de ultrapassagem nos trechos de parada. Essas são algumas das melhorias da requalificação da avenida Santo Amaro, na zona sul da cidade, realizada pela Prefeitura de São Paulo.

O objetivo é promover melhorias urbanísticas, proporcionar bem-estar à população e valorizar a região, que integra o propósito da Prefeitura de São Paulo de tornar toda a cidade mais acessível e inclusiva.

As obras, já em andamento, ocorrem em um trecho de aproximadamente 2,5 km de extensão, entre as avenidas Presidente Juscelino Kubitschek e dos Bandeirantes, e devem terminar em 18 meses. O investimento é de R$ 62,6 milhões, com recursos advindos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima.

Com a requalificação, a Santo Amaro proporcionará à população um transporte coletivo de mais qualidade, a valorização do pedestre e a promoção do melhor uso e ocupação do espaço público, por meio de melhorias nas condições ambientais e urbanísticas.

A revitalização incentivará a construção de novos empreendimentos, a fruição pública (estímulo para que o público usufrua do espaço físico), a promoção de fachadas ativas (construção de comércio no térreo de edifícios), o incentivo ao uso misto (uso residencial e não residencial de imóveis) e o remembramento de lotes (união de terrenos).

O projeto de requalificação da avenida foi incorporado ao programa de investimentos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, que é um conjunto integrado de ações coordenadas pela Prefeitura de São Paulo para melhorar e valorizar aquela região.

Atualmente, o corredor de ônibus da Santo Amaro, implantado em 1985, ainda não contempla itens importantes de acessibilidade. Além disso, a avenida, que passa por regiões valorizadas da cidade e abriga diversos imóveis, comércios, bancos, hospitais e outros serviços, ainda apresenta passeios inacessíveis, estreitos e até insuficientes para o fluxo de pedestres em alguns de seus trechos.

INTERVENÇÕES PREVISTAS

As obras de requalificação da Santo Amaro envolvem a ampliação da largura da própria via, o alargamento das calçadas e a implantação de acessibilidade universal nos dois lados da avenida.

No corredor de ônibus, o pavimento das faixas exclusivas será de concreto. Estão sendo implementadas faixas de ultrapassagem para ônibus nos trechos de parada para tornar os trajetos mais ágeis e a construção de novas paradas mais seguras e confortáveis.

Outras melhorias abrangem a estrutura de drenagem, um novo mobiliário urbano, a ampliação de áreas verdes e paisagismo, a sinalização e comunicação visual, a iluminação pública de LED e as travessias para conexão com as ciclovias.

As redes de energia elétrica e de telecomunicações terão seus fios e cabos enterrados.

Durante as obras, não serão necessárias mudanças de rota do trânsito, do itinerário do transporte coletivo, bem como não haverá interdição de ruas próximas. Foram implantados programas para reduzir os impactos ambientais, como o de Gestão Ambiental, que monitora e controla ruídos, resíduos, emissões atmosféricas e vibrações.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo