Mãe Paulistana acolhe gestantes desde o início da gravidez e garante creche aos bebês

Programa visa assegurar educação infantil às crianças e estimular gestantes a realizarem as consultas de pré-natal e usufruir de outros benefícios

O programa começou em 2006 para assistir a gestante durante o ciclo de gravidez, passando pelo pré-natal, o parto, o puerpério e até o segundo ano de vida do bebê.

Está presente em 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), 23 Ambulatórios de Especialidades, 35 maternidades, das quais 16 estão sob gestão municipal, e duas Casas de Parto. Foram implantadas salas de parto humanizadas em sete hospitais.

O Mãe Paulistana oferece exames laboratoriais e ultrassonografia, testes rápidos de sífilis e HIV, aplicação de vacinas. É assegurado ao bebê um enxoval e, para a gestante, vale-transporte para que ela possa ir à UBS onde está cadastrada.

Participar é simples. Se suspeitar de gravidez, a mulher deve ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa, trabalho ou escola e realizar o teste.

Confirmada a gravidez, são solicitados alguns exames e é feito pela UBS o cadastro. Na ocasião, deve-se apresentar o RG e o cartão SUS, pois, por meio dele, a gestante terá acesso aos vários serviços de saúde, inclusive às consultas de pré-natal.

O Programa Mãe Paulistana também oferece estímulo às boas práticas. Em um deles, o pai é incentivado a participar desde o pré-natal da gestante até o nascimento do bebê, como uma forma de fortalecer o cuidado do homem e aumentar o vínculo familiar.

Muitas gestantes se preocupam com o acompanhamento do pré-natal. O Mãe Paulistana é uma iniciativa da prefeitura que assiste a gestante desde o início da gravidez até o segundo ano de vida do bebê.

Para a mãe, é fácil garantir a vaga na creche para o filho que ainda irá nascer. Basta incluir seu endereço no sistema Escola Online (EOL). Para isso, conta com a ajuda de agentes da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde já realiza as consultas de pré-natal.

Todas aquelas que iniciarem as consultas de pré-natal até o quarto mês de gestação terão a vaga garantida na creche. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará a vaga no mês indicado pela gestante, desde que seja após o quarto mês de vida do bebê.

A iniciativa da prefeitura visa oferecer a todas as crianças, na primeira infância, educação, cuidados e estímulos que contribuam para seu desenvolvimento integral.

Além de dar tranquilidade à gestante com relação aos cuidados com o filho, funciona como um incentivo para que as mulheres participem do Mãe Paulistana. Esse acompanhamento durante a gestação é fundamental para a saúde da mulher e do futuro bebê, uma vez que podem ser detectados e tratados possíveis problemas.

Após o nascimento do bebê, os cuidados continuam. É feito o teste do pezinho, que consegue detectar mais de 50 tipos de doenças metabólicas, genéticas ou endócrinas. Isso assegura ao bebê mais qualidade de vida, pois, se algo for detectado, será possível uma estratégia de ação antes de surgirem os primeiros sintomas.

REDE DE PROTEÇÃO

Segundo dados das áreas técnicas de saúde da mulher, da criança e do adolescente da CAB (Coordenadoria de Atenção Básica), 49,3 mil gestantes fazem pré-natal nas UBSs da cidade por meio do Programa Mãe Paulistana.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo