Câmeras do Smart Sampa ajudam na captura de cerca de 200 foragidos e prisão de mais de 1,3 mil criminosos

Sistema inteligente de reconhecimento facial adotado e instalado pela Prefeitura de São Paulo já tem mais de 18 mil equipamentos espalhados pela capital e possibilitou também a localização de 28 pessoas desaparecidas

O Smart Sampa, com milhares de câmeras instaladas pela Prefeitura de São Paulo e espalhadas pela cidade, colaborou para a prisão de 173 pessoas que estavam foragidas da Justiça e que foram detidas após identificação facial desde o início de setembro. Entre os presos, estão assassinos, estupradores, ladrões, devedores de pensão e um integrante da facção criminosa Comando Vermelho.

Ainda por meio do sistema, de fevereiro a novembro, 28 pessoas desaparecidas foram localizadas pela tecnologia de reconhecimento facial em razão da integração com o banco de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O Smart Sampa prevê também integração entre município e estado, ligando Guarda Civil Metropolitana, polícias militar e civil, Samu, CET, metrô e CPTM.

Centro de Monitoramento do Smart Sampa, que já tem mais de 18 mil câmeras inteligentes na cidade
Centro de Monitoramento do Smart Sampa, que já tem mais de 18 mil câmeras inteligentes na cidade - Divulgação

São câmeras inteligentes de segurança, com tecnologia de biometria facial e integração com diversos serviços públicos, que permitem o monitoramento de ocorrências em tempo real. Biometria facial é uma tecnologia de reconhecimento de rosto que possibilita a verificação de indivíduos, comparando as características faciais de uma pessoa com imagens que estão armazenadas em um banco de dados. Clique aqui e saiba mais sobre o Smart Sampa.

Até agora, são mais de 18 mil câmeras instaladas na cidade. A zona leste tem 6.884 aparelhos desse tipo, a região central, 4.942, e as zonas sul, norte e oeste, 2.888, 2.125 e 1.264 câmeras, respectivamente.

Além disso, desde o dia 20 de setembro, fazem parte do Smart Sampa 4.807 câmeras que pertencem ao setor privado. Isso foi possível em razão de a Secretaria Municipal de Segurança Urbana ter feito um chamamento, em julho deste ano, para integrar câmeras privadas à plataforma.

A parceria é colaborativa e gratuita e tem o objetivo de ampliar o parque de equipamentos de segurança na cidade. Todas seguem o mesmo protocolo de segurança e proteção de dados das câmeras próprias do Smart Sampa.

Essa ação permite que até 20 mil câmeras sejam incorporadas ao programa, podendo chegar até 40 mil câmeras na cidade de São Paulo. Para fazer a inscrição, quando serão avaliados os requisitos técnicos, clique aqui.

NÚMEROS DO SMART SAMPA

  • 18.013 câmeras instaladas
  • 6.884 na zona leste
  • 4.942 no Centro
  • 2.888 na zona sul
  • 2.125 na zona norte
  • 1.264 na zona oeste
  • 4.807 câmeras do setor privado integradas desde 20 de setembro
  • 173 foragidos presos- Número de foragidos presos: 173
  • 1.380 pessoas presas (por diversos crimes em flagrante)

*Este material é produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo