São Paulo amplia vacinação contra a Covid-19 para bebês

Capital Mundial da Vacina segue com imunização de todas as idades e também contra outras doenças; agora, todas as crianças acima de 6 meses devem se vacinar

A Prefeitura de São Paulo iniciou no dia 2 de fevereiro a vacinação contra a Covid-19 de todas as crianças que tenham 6 meses ou mais até 3 anos incompletos. Antes, nessa faixa etária, ela estava restrita a portadores de comorbidade e indígenas. Para esse público (6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias), o esquema vacinal é de três doses. A 2ª deve ser dada quatro semanas (28 dias) após a 1ª. A 3ª, oito semanas (56 dias) após a 2ª.

A vacinação está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas da capital, onde pais ou responsáveis devem comparecer com os filhos, das 7h às 19h.

A vacina aplicada, a Pfizer Baby, pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para o Público Infantil.

Em São Paulo, cidade conhecida como a Capital da Vacina, a imunização contra a Covid-19 está disponível ainda para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos.

Para aqueles com idade entre 3 e 5 anos, a cobertura vacinal atinge 60,34% para a 1ª dose e 32,37% para a 2ª.

Na população total acima dos 5 anos, a cobertura passou de 100% no caso da 1ª dose. Para quem tem mais de 12 anos, a cobertura também está completa para a 2ª dose ou dose única. Veja no quadro ao lado a indicação de doses por faixa etária. Acesse Vacina Sampa e saiba mais sobre a vacinação contra a Covid-19.

MULTIVACINAÇÃO

Além da imunização contra a Covid-19, as UBSs e AMAs/UBSs Integradas de São Paulo prosseguem com a vacinação voltada para o público infantil.

Há a disponibilização de imunizantes como tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

A cidade de São Paulo segue também com a campanha de vacinação específica contra a pólio, para crianças de 1 a 5 anos. A vacinação acontece de segunda a sábado, nas unidades de saúde da rede municipal.

São Paulo amplia vacinação contra a Covid-19 para bebês
São Paulo amplia vacinação contra a Covid-19 para bebês - Rovena Rosa/Agência Brasil

Como a imunização contra a pólio apresentou queda em todo o país nos últimos anos, existe o risco de o vírus que causa a paralisia infantil voltar a circular. Daí a importância de que todas as crianças se vacinem.

A rede municipal de saúde paulistana oferece ainda a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo