Ação da Prefeitura de SP permite desconto de 40% no pagamento de multa de trânsito

Medida, que entra em vigor a partir de hoje, vale para quem estiver cadastrado no SNE e não apresentar recurso

Motoristas de SP agora têm 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito

Motoristas de SP agora têm 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito Getty Images/iStockphoto

Motoristas que forem multados na cidade de São Paulo por agentes ou equipamentos eletrônicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) poderão, a partir de hoje, ter desconto de 40% no valor das multas. Para isso, basta se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e realizar o pagamento da multa até a data de vencimento.

O benefício passa a valer agora porque a Prefeitura de São Paulo aderiu ao SNE, instituído pelo novo Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, a partir de hoje, os motoristas que estiverem cadastrados no sistema irão receber as notificações de autuação e de multas de forma eletrônica e terão direito ao desconto.

Com a integração do município ao SNE, o motorista já cadastrado terá duas opções para efetuar o pagamento das multas de trânsito até o vencimento:

1) Com desconto de 40%, quando o autuado não apresentar defesa ou recurso da infração.

2) Com desconto de 20%, quando o autuado desejar apresentar defesa ou recurso da infração. Lembrando que essa possibilidade já existe no ambiente analógico para quem paga o boleto em papel até o vencimento.

Para se cadastrar no SNE, o proprietário do veículo automotor, seja pessoa física ou jurídica, só precisa baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu celular (sistema Android ou iOS) ou acessar o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/usuario/painel). O aplicativo CDT , o mesmo utilizado para a CNH Digital e o CRLV-e Digital, permite ativar notificações pelo próprio celular.

Já os proprietários que ainda não se cadastraram continuarão recebendo normalmente as notificações em papel, via Correios.

Criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atual SENATRAN, o SNE é uma solução para envio de notificações e comunicados em formato digital, relativas a qualquer tipo de infração de trânsito, como Notificação de Autuação, Notificação de Penalidade, Solicitação de Código para Pagamento e Outros Avisos (boleto a vencer, distrato, etc.).

No SNE, é possível cadastrar mais de um veículo do mesmo proprietário. Para isso, basta preencher os campos Placa e Renavam do veículo e aguardar a validação dos dados.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo