Cidade de São Paulo ultrapassa 50% do território com área verde

Crescimento melhora qualidade do ar, entre outros benefícios; município tem extensa programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Parque do Carmo terá, entre outras atividades, caminhada na natureza no próximo domingo (11)

O Parque do Carmo terá, entre outras atividades, caminhada na natureza no próximo domingo (11) Divulgação

Na Semana do Meio Ambiente, a cidade de São Paulo celebra o aumento de cobertura vegetal em seu território. Agora, esse índice corresponde a 54,13%. Isso significa melhora na qualidade do ar, redução da temperatura e da poluição. Aumenta também a permeabilidade do solo e regula o curso dos rios.

Antes, no levantamento mais recente, publicado em 2020, a cidade contava com 48,18% de sua área revestida por cobertura vegetal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo prefeito Ricardo Nunes, no lançamento do Plano Estadual de Meio Ambiente, no Parque Ecológico do Tietê.

"Vamos publicar nos próximos dias nosso material técnico, científico, com essa grande conquista", disse o prefeito. "A cidade tem 111 parques, eu já inaugurei três e vou inaugurar mais cinco, e a gente vai continuar fazendo essas ações importantes de proteção do meio ambiente", afirmou.

Para fazer o estudo da cobertura vegetal, a SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) melhorou a qualidade de visualização do satélite e fez acompanhamento direto do que efetivamente está sendo plantado na cidade. O monitoramento é feito por meio de drone, satélite, de georreferenciamento e mapeamento de tudo o que é plantado pela secretaria.

Além do trabalho de plantio, o prefeito ressaltou a importância do combate ao desmatamento. "Estamos sendo rigorosíssimos com a fiscalização nas questões ambientais, usando drones, helicópteros, inteligência, mapeamento, sistema de satélite para que a gente possa inibir as ações de desmatamento antes que elas se concretizem", disse Nunes.

A marca de 50% estava prevista no Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura, mas esse item foi alterado na revisão do programa, divulgada em abril, e passou a contar com o plantio de 180 mil árvores nativas de modo a expandir o bioma da Mata Atlântica e manter a cobertura vegetal do município.

Ainda em relação à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, há programação especial em 31 parques da cidade de São Paulo. Os eventos, a cargo da SVMA, vão até domingo (11) e incluem rodas de conversas, oficinas, palestras, aulas abertas, trilhas, exposições, workshops, caminhadas, plantio de mudas, pinturas e visitas às escolas, além de cursos de educação ambiental e aulas abertas.

Os 31 parques da cidade de São Paulo terão programação especial nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Os 31 parques da cidade de São Paulo terão programação especial nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - Divulgação

As ações objetivam conscientizar os munícipes sobre a importância da proteção dos recursos naturais e promover práticas sustentáveis. Elas acontecem em todas as regiões da cidade.

O 5 de Junho foi estabelecido como Dia Internacional do Meio Ambiente em 1972 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Foi neste dia que aconteceu a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, quando foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A intenção era ampliar a conscientização planetária sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Nove anos depois, o Brasil criou a Semana Nacional do Meio Ambiente.

DESTAQUES

Dentre as atividades desta terça-feira, dia 6 de junho (veja abaixo), está a roda de conversa sobre meio ambiente no Parque Lina e Paulo Raia (Jabaquara, zona sul de São Paulo), às 9h30 e às 14h30. Na quarta-feira (7), no mesmo parque, às 9h30 e às 10h30, haverá um workshop prático sobre reciclagem e reutilização de garrafas pet e criação de artesanatos sustentáveis.

Outra atividade será uma caminhada astronômica, na quinta-feira (8), com saída do Planetário do Parque do Carmo (zona leste), às 9h. Durante o passeio, três guias conversam com os interessados sobre curiosidades do universo, escalas astronômicas e a vida na Terra.

A partir das 9h, no Parque Jardim da Luz (centro), os participantes poderão participar da Caminhada sensorial: PANCS (Plantas Alimentícias não convencionais). A ideia é fazer com que os visitantes identifiquem as espécies comestíveis, que muitos desconhecem, pelo tato.

Para sensibilizar as pessoas sobre a importância de não contribuir com a poluição e do descarte correto de lixo, o Parque Anhanguera (zona oeste) terá na sexta-feira (9) uma ação de limpeza com recolhimento de resíduos sólidos, das 9h30 às 10h30.

Já no sábado (10), um piquenique comunitário no Parque Cidade Toronto (zona norte), a partir das 10h, e uma trilha noturna monitorada, no Parque Cemucam (à oeste da capital), às 18h30, estão entre as opções de atividades.

Finalizando a Semana do Meio Ambiente, serão distribuídas suculentas, das 9h30 às 10h30, no Parque Anhanguera, local onde será realizada a cerimônia de encerramento.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (6)

  • Caminhada Ecológica, 8h30, Parque Benemérito José Brás (Rua Piratininga, 365, Brás).
  • Caminhada pelo Parque, 8h30 às 9h30, Parque Ecológico Chico Mendes (Rua Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho)
  • Plantio de mudas nativas, 9h, Parque Linear Cantinho do Céu (Rua das Andorinhas Brasileiras).
  • Caminhada Sensorial: Observação de pássaros e percepção do ambiente urbano, 9h, Parque Jardim da Luz
  • Homenagem ao Ambientalista Sergio Shiegeeda (in memoriam), 9h às 11h, UMAPAZ (Parque Ibirapuera)
  • Arte com elementos da Natureza, 9h às 11h, Parque Linear Consciência Negra (Rua José Francisco Brandão, 330).
  • Roda de conversa sobre Meio Ambiente, sua importância, interferências e preservação, 9h30 e 14h30, Parque Lina e Paulo Raia (Rua Volkswagen, s/n - Vila Guarani).
  • Exposição de desenhos em cartazes sobre temas de preservação ambiental e grupo de conversa com as crianças sobre os cuidados com o Meio Ambiente e o desperdício, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 15h30, Parque Chuvisco (Rua Ipiranga, 792 - Jardim Aeroporto).
  • Palestra, atividades e gincanas, das 9h40 às 12h30, Parque Ecológico Chico Mendes (Rua Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho).
  • Grafitti no Parque, 10h, Parque Raul Seixas (Rua Murmúrios da Tarde, 211, COHAB 2)
  • Caminhada e Educação Ambiental, das 10h às 12h, Parque Colina de São Francisco (Rua Doutor Cândido Mota Filho, 751, Vila São Francisco).
  • Visita à Horta e Plantio Educativo, 11h, Parque Ecológico Chico Mendes (Rua Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho).
  • Aula Aberta Diagnóstico Socioambiental Territorial, 11h, UMAPAZ, sala 2
  • Apresentação da Biodiversidade do Parque para a Comunidade, 13h, Parque Jardim Prainha (Rua Mafranz, 100, Jd Prainha, Grajaú).
  • Apresentação da Composteira, 14h, Parque Linear Ribeirão Cocaia (Estrada Cocaia).
  • Palestra e Trilha organizada pela Fauna Silvestre de SP, 15h, Parque Severo Gomes (Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta).
  • Palestra: "Meio Ambiente e Sustentabilidade", 15h, Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420, Pinheiros).
  • Caminhada pelo parque, com exploração da flora e fauna local e discussão sobre a importância da preservação dos ecossistemas. das 10h30 às 11h30, Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 1000, Perus).


Quarta-feira (7)

  • Aulão de Alongamento, 8h30, Parque Benemérito José Brás (Rua Piratininga, 365, Brás)
  • Caminhada pelo Parque, das 8h30 às 9h30, Parque Ecológico Chico Mendes (Rua Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho).
  • Palestra de Conscientização sobre Problemas Ambientais, às 9h,- Parque Lions Tucuruvi (Rua Alcindo Bueno de Assis, 500, Tucuruvi).
  • Caminhada Sensorial: árvores contam histórias, 9h, Parque Jardim da Luz (Praça da Luz, s/nº, Bom Retiro).
  • Fábulas sobre meio ambiente, 9h, Parque Linear Cantinho do Céu (Rua das Andorinhas Brasileiras).
  • Pegada Ecológica (atividades ambientais com crianças), às 9h e às 14h, Parque Santa Amélia (Rua Timóteo Correa de Góes, 30, Jardim das Oliveiras).
  • Atividade de pintura para as crianças, às 9h e às 15h, Parque Cordeiro (Rua Breves, 968, Chácara Monte Alegre).
  • Workshop prático sobre reciclagem e reutilização de garrafas pet / Criação de artesanatos sustentáveis, às 9h30 e às 10h30, Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 1000, Perus).
  • Exposição de desenhos em cartazes sobre temas de preservação ambiental e grupo de conversa com as crianças sobre os cuidados com o Meio Ambiente e o desperdício, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 15h30, Parque do Chuvisco (Rua Ipiranga, 792, Jardim Aeroporto).
  • Roda de conversa sobre Meio Ambiente, sua importância, interferências e preservação. / Após, visitação monitorada no parque e identificação de árvores e depois palestra sobre o Futuro do Meio Ambiente., às 9h30 e às 14h30, Parque Lina e Paulo Raia (Rua Volkswagen, s/n°, Vila Guarani).
  • Palestra, atividades e gincanas, das 9h40 às 12h30, Parque Ecológico Chico Mendes (Rua Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho)
  • Diálogo Agenda 2030/ODS - projetos e práticas – 10h – Piso térreo da SVMA e On-line: Confira o link aqui.
  • Círculo Aberto de Danças Circulares – Comunidades – virtual 10h às 11h – Online: Confira o link aqui.
  • Visita da escola Ayres de Moura para realização de plantio, palestra sobre o Meio Ambiente e Trilha, das 10h às 11h20, Parque Vila dos Remédios (Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413, Vila Jaguará).
  • Visita a Horta e Plantio Educativo, 11h, Parque Ecológico Chico Mendes (Rua Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho).
  • Apresentação do Minhocário, das 12h às 14h, Parque Paraisópolis (Rua Silveira Sampaio, 720).
  • Palestra Descarte de Resíduos, 14h, Parque do Cordeiro - Martin Luther King (Rua Breves, 968, Chácara Monte Alegre).
  • Plantio de mudas com as crianças na hortinha da escola EMEI João Theodoro, às 14h, Parque Jardim da Luz (Praça da Luz, s/n°, Bom Retiro).
  • Plantio Simbólico, às 14h, Parque Linear Ribeirão Cocaia (Estrada Cocaia).
  • Oficina "Educação Ambiental Reciclável", às 14h, Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420, Pinheiros).
  • Atividade Lúdica: Onde, além da Terra, podemos viver?, às 14h e às 15h Planetário do Carmo (Rua John Speers, 137, Itaquera).
  • Oficina de Herbário, 15h, Parque Raul Seixas (Rua Murmúrios da Tarde, 211, COHAB 2).
  • Oficina Confecção de Terrário, 15h, Parque Severo Gomes (Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta)
  • Plantio Simbólico, às 15h, Parque Guanhembú (Rua Daniel Ribeiro Calado, 40, Jd. Guanhembu).

Quinta-feira (8)

  • Palestra sobre a história da Represa Billings, às 9h, Parque Linear Cantinho do Céu (Rua das Andorinhas Brasileiras).
  • Caminhada sensorial: PANCS, às 9h, Parque Jardim da Luz (Praça da Luz, s/nº, Bom Retiro).
  • Passeio no Parque e Plantio, às 9h, Parque Lions Tucuruvi (Rua Alcindo Bueno de Assis, 500, Tucuruvi).
  • Caminhada Astronômica, das 9h às 12h, Planetário do Carmo (Rua John Speers, 137, Itaquera).
  • Exposição e Oficina de vasos com materiais recicláveis e Oficina de plantio de talos e temperos, das 9h às 12h, Parque Luís Carlos Prestes (Rua João Della Manna, 665, Jardim Rolinópolis).
  • Palestra sobre importância e preservação do meio ambiente, às 10h, Parque Praia do Sol (Avenida Atlântica, 3100, Antiga Robert Kennedy).
  • Análise da qualidade da água, às 10h, Parque Linear São José (Avenida Frederico René de Jaegher; altura nº 2760, Vila São José).
  • Palestra de Conscientização Ambiental, às 10h30, Parque Linear São José
  • Caminhada e Educação Ambiental, das 10h às 12h, Parque Colina de São Francisco (Rua Doutor Cândido Mota Filho, 751, Vila São Francisco).
  • Atividade de plantio de mudas de árvores nativas no parque e explicação sobre os benefícios das árvores para o meio ambiente, das 10h30 às 11h30, no Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 1000, Perus).
  • Mutirão de Limpeza no Parque, às 11h, Parque Linear São José
  • Conscientização e distribuição de sementes, às 11h, Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420, Pinheiros).
  • Exposição interativa da separação do lixo e coleta seletiva, das 12h às 14h, Parque Paraisópolis (Rua Silveira Sampaio, 720).
  • Atividade de confecção de brinquedos com materiais recicláveis / Tenda de jogos e dinâmicas infantis, das 12h às 16h, Parque da Independência (Avenida Nazareth, s/nº, Ipiranga).
  • Mutirão de Limpeza e coleta seletiva, às 13h, Parque Jardim da Luz (Praça da Luz, s/nº, Bom Retiro)
  • Oficina "Reconhecendo os Bichos", às 14h, Parque Linear Ribeirão Cocaia (Estrada Cocaia).

Sexta-feira (9)

  • Caminhada Astronômica, das 9h às 12h, Planetário do Carmo (Rua John Speers, 137, Itaquera).
  • Ação de limpeza no parque com recolhimento de resíduos sólidos / Conscientização sobre a importância da não poluição e do descarte correto de lixo, das 9h30 às 10h30, Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 1000, Perus).
  • Plantio Simbólico, das 9h às 12h, Parque Linear Mongaguá (Rua Prof. Antonio de Castro Lopes, 1240).
  • Mutirão de conscientização de limpeza do meio ambiente e seu entorno, às 10h, Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420, Pinheiros).
  • Roda de conversa: contextualização da compostagem e ciclagem de matéria, às 10h, Parque Jardim da Luz (Praça da Luz, s/nº, Bom Retiro).
  • Oficina de Plantio de mudas, às 11h, Parque Jardim da Luz

Sábado (10)

  • Conversa sobre Biodiversidade, às 10h, Parque Cidade Toronto (Avenida Cardeal Motta, 84, Pirituba).
  • Piquenique Comunitário, às 10h, Parque Cidade Toronto
  • Conversa sobre Cultura Participativa com o CADES (Pirituba/Jaraguá), às 10h, Parque Cidade Toronto
  • Dicas práticas de como adotar um estilo de vida mais sustentável / Discussão sobre a importância da sustentabilidade para a preservação ambiental, das 10h30 às 11h30, Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 1000, Perus).
  • Como funciona a Composteira, das 12h às 14h, Parque Paraisópolis (Rua Silveira Sampaio, 720).
  • Roda de conversa: cidades, meio ambiente e mudanças climáticas, às 14h, Parque Jardim da Luz (Praça da Luz, s/nº, Bom Retiro).
  • Palestra e Trilha organizada pela Fauna Silvestre de SP, às 15h, Parque Severo Gomes (Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta).
  • Trilha noturna monitorada (Concentração no Portão de Entrada), às 18h30, no Parque Cemucam (Rua Mesopotâmia, s/nº, km 25 da Rodovia Raposo Tavares sentido Capital).

Domingo (11)

  • Sessão Nebulosas, das 13h às 17h, no Planetário do Carmo (Rua John Speers, 137, Itaquera). Para participar, faça inscrição aqui.
  • Pintura artística em tela e pintura de rosto, às 9h, Parque Linear Cantinho do Céu (Rua das Andorinhas Brasileiras).
  • Caminhada da Natureza, das 9h às 10h30, Parque do Carmo (Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera).
  • Cerimônia de encerramento da Semana do Meio Ambiente e distribuição de suculentas, das 9h30 às 10h30, no Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 1000, Perus).
  • Roda de conversa sobre Meio Ambiente, sua importância, interferências e preservação, das 9h30 e 14h30, no Parque Lina e Paulo Raia (Rua Volkswagen, s/nº, Vila Guarani).
  • Oficina de pintura com elementos naturais, às 10h, Parque Linear Ribeirão Cocaia (Estrada do Cocaia).
  • Palestra de Conscientização sobre o Meio Ambiente, das 10h às 13h, no Parque Linear Tiquatira (Av. Dr. Assis Ribeiro; Av. Cangaíba).
  • Sessão de fotos da fauna e flora do parque, das 11h às 11h50, Parque do Carmo (Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera).
  • Plantio simbólico de mudas, das 12h às 14h, Parque Paraisópolis (Rua Silveira Sampaio, 720).
  • Roda de Conversa, às 13h, Parque Cemucam (Rua Mesopotâmia, s/nº, m 25 da Rodovia Raposo Tavares sentido Capital).
  • Palestra Cultivo Sustentável - como cultivar seu próprio alimento, às 13h, Parque Jardim Prainha (Rua Mafranz, 100, Jd Prainha, Grajaú).
  • Conexão Parque, Água e Arte organizada pela SBN (Soluções Baseadas na Natureza) com trilha musical, às 15h, Parque Severo Gomes (Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta).
  • Oficina: "Eletromagnetismo", das 15h às 17h, no Planetário do Carmo (Rua John Speers, 137, Itaquera).

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo