Prefeitura de SP avança com asfalto na cidade; vias beneficiadas equivalem à distância entre a capital e Montevidéu, no Uruguai

Investimento da administração municipal é de R$ 1 bilhão; programa utiliza tecnologia de ponta e material sustentável na execução das obras

Prefeitura de São Paulo avança no recapeamento e atinge 6,6 milhões de m2 em toda a cidade

Obras de recapeamento na Av. Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello Leon Rodrigues/SECOM

A Prefeitura de São Paulo avança no maior programa de asfalto do Brasil. A administração já ultrapassou a marca de 6,6 milhões de metros quadrados de asfalto novo na cidade, desde o início do programa, em junho do ano passado, com investimento de R$ 1 bilhão.

Em linha reta, isso equivale à distância entre São Paulo e Montevidéu, no Uruguai. Até 2024, quando está prevista a finalização do programa, o asfalto colocado pela prefeitura em todas as regiões seria capaz de recapear a distância com o país vizinho ida e volta duas vezes.

No momento, há 82 frentes trabalhando simultaneamente, 80 delas iniciadas somente em maio. A operação, que está sendo realizada em toda a capital, é executada de maneira sustentável. Desde junho de 2022, mais de 180 mil toneladas de material reciclado foram utilizadas no serviço.

Os paulistanos aprovam o programa de recapeamento. É o caso do comerciante Rodrigo Nogueira Martin, 50, que trabalha em uma revenda de veículos localizada na avenida Roberto Marinho, na zona sul da cidade.

"O serviço está bem-feito, o asfalto ficou lisinho, e bem melhor para o tráfego. Agora só falta pintar as faixas para melhorar a segurança", afirma. Após o serviço finalizado pelo Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização.

Av. Celso Garcia
Obras de recapeamento na Avenida Celso Garcia, em São Paulo - Secom

Entre os critérios considerados para a escolha das vias a serem recapeadas estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus e histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

O recapeamento das vias é apontado como fator de segurança pelos cidadãos. O engenheiro civil Bruno Quirino de Souza, 32, mora na rua Renato da Cunha, que passa pelo programa e fica no M’Boi Mirim, zona sul da capital. Ele diz que o serviço está em andamento e é uma melhoria para os moradores e comércio do bairro.

"Já presenciei acidentes aqui, de carro e moto devido aos buracos. Certamente, a segurança irá aumentar para veículos e pedestres. Aqui, é passagem de ônibus, e o recapeamento irá facilitar o tráfego e o acesso para todos", afirma Souza, que também é proprietário da lanchonete Açaí, no mesmo bairro.

O serviço acontece, preferencialmente, depois das 23h, para não prejudicar a mobilidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, realiza em campo um controle rigoroso das ações, com mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincas até problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).

Todas as previsões de entrega foram cumpridas, e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.

Uso de tecnologia

Em todas as regiões da cidade, as vias recebem asfalto de alta tecnologia e pensado sob os princípios da economia sustentável. Os trechos finalizados oferecem mais segurança aos motoristas e pedestres, já que melhora a mobilidade nos locais com mais necessidades.

A recuperação das vias é feita com o uso de tecnologia de ponta, correção dos danos estruturais e material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso.

São utilizadas tecnologias de informação e de engenharia. Com elas, é possível diagnosticar as condições e os problemas das vias, soluções de recomposição do pavimento, de acordo com a patologia apresentada, e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior.

Um tipo desse asfalto é o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Esse material, mais resistente à fadiga, é utilizado na Europa, em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra.

Os 82 trechos em andamento totalizam uma área de cerca de 2 milhões de metros quadrados.

As vias finalizadas e em execução podem ser conferidas em tempo real. Clique aqui.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo