Prefeitura realiza 2ª edição da Virada ODS neste fim de semana e confirma compromisso com o desenvolvimento sustentável

Programação nos dias 17 e 18 conta com palestra com Ayo Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matters, e diversos debates com Gabriela Prioli, Carlos Moreno e Carla Akotirene

A Prefeitura de São Paulo realiza neste fim de semana (17 e 18 de junho) a 2ª edição da VIRADA ODS, em mais uma ação para reforçar o seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.

A edição em São Paulo é considerada a maior do mundo e tem como objetivo popularizar, promover e destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

A cidade promoverá no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes, no centro, palestras com personalidades e especialistas brasileiros e estrangeiros, feira de expositores, atividades culturais, educativas, hackathon e festival de música. A capivara Vitória, mascote da Virada, vai marcar presença no evento.

Ayo Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matters, que participará da Virada ODS em São Paulo
Ayo Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matters, que participará da Virada ODS em São Paulo - Divulgação

É a maior política pública municipal do mundo para ampliar a conscientização e o engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para serem atingidos até 2030 de maneira interconectada. São quatro as principais dimensões para levar o mundo a um caminho sustentável com medidas transformadoras: social, ambiental, econômica e institucional.

Na agenda, estão previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades. Há questões que dependem da ação de governos e grandes empresas globais, mas há recomendações também mais específicas, com um olhar voltado às comunidades e distinções de cada local do mundo.

Os eixos prioritários da Virada ODS são áreas de atuação chave que concentram esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São eles:

  • 1. Combate ao racismo e à xenofobia
  • 2. Mudanças climáticas
  • 3. Acessibilidade e inclusão
  • 4. População em situação de rua
  • 5. ESG x ODS

Abertura

Na sexta, dia 16 de junho, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) será palco da cerimônia de abertura do evento para autoridades e convidados, a partir das 18h. Transmitida pelo YouTube, contará com uma palestra da cofundadora do movimento Black Lives Matters, Ayo Tometi.

Parceria SMRI e PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoiou a Secretaria Municipal de Relações Internacionais na ampla mobilização de atores sociais, governamentais e econômicos para a Virada ODS 2023, tendo como base sua experiência em mais de 170 países.

Além da curadoria dos participantes do Congresso Internacional, a parceria entre PNUD e Secretaria vai sistematizar o conhecimento gerado na Virada ODS deste ano, disseminar boas práticas identificadas no evento, além de viabilizar programa de capacitação para Agentes e Voluntários ODS.

O PNUD tem como parte de seu mandato a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades e da exclusão, construindo resiliência para que os países possam desenvolver-se com sustentabilidade. Como organismo de desenvolvimento da ONU, o PNUD desempenha um papel crítico em apoiar os países no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Clique aqui e veja a programação completa:

Serviço:

  1. VIRADA ODS 2023
  2. Quando: 17 e 18 de junho
  3. Onde: Vale do Anhangabaú e Praça das Artes - Av. São João 281 - Sé

Atenção:

  1. - Para participar da Virada ODS 2023, você deve se cadastrar no site:
  2. - Menores de 16 anos só entrarão acompanhados pelos pais. Clique para mais informações

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo