São Paulo inaugura primeiro parque lúdico para crianças de até 6 anos

Play Lúdico fica no Ipiranga, e Prefeitura constrói segunda unidade na Saúde; espaço oferece pista de escalada e outras brincadeiras interativas

Play Lúdico conta com pista feita com material mais macio, próprio para amortecer impactos durante as brincadeiras

Parque conta com espaço para escalada, ideal para crianças brincarem e interagir com segurança João Pedro Garcia/SMSUB

Brincar, interagir e aprender. Agora, as crianças que moram na cidade de São Paulo contam com um espaço onde podem inventar suas brincadeiras, com liberdade e segurança.

Trata-se do Play Lúdico, criado pela Prefeitura de São Paulo, o primeiro parque projetado para atender às necessidades das crianças em sua primeira infância.

O primeiro deles, já inaugurado, é um lugar para o desenvolvimento cognitivo e motor, voltado às crianças com até seis anos de idade. O espaço fica na avenida Presidente Tancredo Neves, Praça São Sebastião, no bairro do Ipiranga. Um segundo parque com a mesma filosofia está em construção no bairro da Saúde.

No parque já em funcionamento, logo na entrada, os portões têm um sistema que não deixa a criança sair sozinha do espaço. As cores e formas presentes no local estimulam a imaginação, permitindo que criem seus próprios mundos mágicos e radicais.

Os espaços contam com mesas, que podem servir como bancos, e escorregadores, que podem se transformar em pistas emocionantes para os mais aventureiros.

Além disso, o piso monolítico, mais macio, foi instalado para amortecer impactos e garantir que as brincadeiras possam durar muito mais tempo. Esse tipo de piso não tem concreto. A aparência de emborrachado vem do micro revestimento asfáltico.

Parque conta com espaço para escalada, ideal para crianças brincarem e interagir com segurança
Play Lúdico conta com pista feita com material mais macio, próprio para amortecer impactos durante as brincadeiras - João Pedro Garcia/SMSUB

Enquanto as cores e formas incentivam a criatividade, a pista de pump track baby (com lombadas) permite que as crianças desenvolvam suas capacidades esportivas.

Essas pistas, com combinações de curvas suaves, foram projetadas exclusivamente para crianças, proporcionando muita emoção e diversão com patins, bicicletas e patinetes.

Como o propósito do Play Lúdico é fortalecer o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, promovendo brincadeiras e interações com outros frequentadores da mesma faixa etária, os espaços livres são tão importantes quanto os obstáculos, pois é neles que as brincadeiras em grupo se desenvolvem, estimulando as interações sociais.

Para implantar o Play Lúdico, foi feita a revitalização da Praça São Sebastião, adaptando o espaço às árvores existentes no local. Isso tornou o ambiente não apenas bonito mas também agradável do ponto de vista climático.

A praça também possui um espaço para cachorros e brinquedos adequados para crianças acima de seis anos, atendendo a toda a família.

O Play Lúdico levou cinco meses para ser concluído. Para Camila Nabor Câmara, mãe de quatro crianças com idades entre 1 e 16 anos, o espaço chegou em um momento excelente, durante o início das férias escolares. "Aqui é perto de casa. Então, eles podem brincar, gastar energia e se divertir muito."

Um dos filhos de Camila, Théo Câmara Valeriano, de 6 anos, atribuiu a nota 1.942 para o Play Lúdico, ao ser questionado que nota daria, de zero a dez. "É porque esse é o maior número que Théo sabe contar", explicou a mãe

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo