Garotada tem esportes, passeios e teatros gratuitos nas férias escolares em SP

Prefeitura oferece extensa programação em todas as regiões; também há atividades nos CEUs, que oferecem três refeições diárias

Crianças brincam em brinquedo instalado no CEU Quinta do sol, no Parque Cisper, zona leste de São Paulo

Crianças brincam em brinquedo instalado no CEU Quinta do sol, no Parque Cisper, zona leste de São Paulo Edson Lopes Jr/Secom

Nas férias escolares, o importante é manter-se em forma e com muita diversão. Por isso, a Prefeitura de São Paulo programou uma série de atividades gratuitas para a garotada aproveitar o tempo livre durante as férias de julho. Há opções esportivas e culturais em centenas de equipamentos e espaços públicos da cidade oferecidos por diversas secretarias municipais.

A Secretaria de Esportes e Lazer, por exemplo, lançou o programa Agita Férias, que começa nesta sexta-feira (7) e vai até o dia 23 de julho. Durante esses dias, das 10h às 17h, haverá ações voltadas ao lazer e entretenimento nos centros esportivos espalhados por todas as regiões.

São brinquedos infláveis, piscinas de bolinha, oficinas de dança, de brinquedos manuais, pintura de rosto, brincadeiras de rua (taco, pião, pula corda) e espaço kid gourmet, com distribuição de kit lanche e algodão doce.

Para os mais radicais, as pistas de skate e pump track (com curvas e elevações) são ideais, como a do Centro Esportivo Tietê (av. Santos Dumont, 843, na Luz), inaugurada no último dia 1º de julho, que, além de half pipe, ganhou uma estrutura em forma de U. Os centros esportivos da Mooca (rua Taquari, 635) e Vila Guarani (rua Lussanvira, 178) também têm uma pista cada um.

Já noCentro de Esportes Radicais (av. Presidente Castelo Branco, 5.700, Bom Retiro) são quatro pistas de skate e uma pump track. Outra opção é a Pista de Skate do Chuvisco, no Parque Chuvisco (rua Ipiranga, 792, Jardim Aeroporto), que tem uma pista plana e uma inclinada. No Parque das Bicicletas (alameda Iraé, 35, Moema), o atrativo é uma pista de pump track.

Clique e veja a programação do Agita Férias e o endereço dos centros esportivos

Futsal é um dos esportes do Programa Recreio na Férias, que faz parte das atividades desenvolvidas pela Prefeitura em todas as regiões da cidade
Futsal é um dos esportes do Programa Recreio na Férias, que faz parte das atividades desenvolvidas pela Prefeitura em todas as regiões da cidade - Ana Karla Muner/SME

Parques Municipais

Quem gosta de atividades ao ar livre pode visitar os Parques Naturais Municipais (PNM), administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, onde é possível fazer trilhas, conhecer espécies da fauna e da flora, contemplar a natureza e fazer piqueniques.

Além disso, os equipamentos contam com brinquedos naturalizados para todas as idades, entre balanços, trepa-trepa, escorregadores, cabanas, jogos da velha e de memória, cozinha da floresta, pista para carrinho, carro do Fred Flintstone e circuitos para crianças.

Fazem parte da programação os PMNs Bororé, Fazenda do Carmo, Itaim, Jaceguava e Varginha. Todos funcionam das 8h às 17h e fecham às segundas-feiras para manutenção.

Planetário

Durante o mês de julho, o Planetário do Carmo abrirá suas portas para o público aos sábados e domingos, das 13h às 14h, para sessões de "O Show da Luna no Planetário". O local também está aberto para visitação nos fins de semana de julho (exceto no dia 15). A equipe faz uma visita guiada pela exposição permanente no hall, com fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos.

Quem gosta de esportes radicais tem à disposição pista de skate em três centros esportivos, no Centro de Esporte Radicais e no Parque Chuvisco, no Jardim Aeroporto
Quem gosta de esportes radicais tem à disposição pista de skate em três centros esportivos, no Centro de Esporte Radicais e no Parque Chuvisco, no Jardim Aeroporto - Ana Karla Muner/SME

Atrativos culturais

A Secretaria de Cultura também tem uma ampla programação gratuita voltada às crianças durante este mês nos centros culturais, nas praças e nos teatros. Tem teatro, música e atrações circenses.

No Teatro Arthur Azevedo (av. Paes de Barros, 955, Alto da Mooca), até o dia 16 julho, aos sábados e domingos, às 16h, um dos destaques é o espetáculo infantil "Inimigos", que conta a história de dois soldados que, embora fiquem em lados opostos, têm muitas coisas em comum. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento.

Já no Teatro Alfredo Mesquita (av. Santos Dumont, 1.770, Santana), no dia 23, às 11h, a dica é o espetáculo "Linhas", da Cia. Zin, indicado para crianças pequenas. O elenco cria um espaço que facilita a interação e, no final da performance, o público participa criando seus primeiros traços.

Clique e veja a programação completa

Centros culturais

Os centros culturais também oferecem programação para a garotada. No Polo Cultural da Lapa (Praça da Balança), no dia 8, às 14h, tem o show "Todo Disco Vira História". No palco, os músicos apresentam, de maneira lúdica e cheia de encanto, a cultura musical brasileira para crianças de todas as idades.

No Centro Cultural da Lapa, dia 26, às 15h, o destaque é a atração circense Figaza Show, com malabarismo, balões, bolas de cristal, música ao vivo e bolhas de sabão.

Clique e veja a programação dos centros culturais neste mês de julho

Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo descentralizar e democratizar o acesso a atividades de lazer e leva opções para todos os bairros da cidade. Neste mês de férias, diversos espaços recebem eventos destinados ao público infantil.

Um deles é o Queen Live Kids, que resgata as melhores músicas do lendário grupo de rock britânico e exibe um show que diverte todas as gerações. Música, brincadeiras, contação de histórias, animações e muitas surpresas prometem encantar a criançada. Será apresentado nos seguintes dias e locais:

  • 5/7, às 9h - CEU Cantos do Amanhecer (av. Cantos do Amanhecer, s/n°, Jardim Eledy)
  • 10/7, às 14h - CEU Vila Atlântica (r. Cel. José Venâncio Dias, 840, Vila Jaraguá)
  • 18/7, às 14h - CEU Meninos (r. Barbinos, 111, São João Clímaco)
  • 30/7, às 16h - Centro Cultural Vila Formosa (av. Renata, 163, Vila Formosa)

Outra opção é o espetáculo "Porquinhos no Espaço", inspirado em clássicos como Vila Sésamo e Muppet Show. Tem uma abordagem lúdica, interativa e divertida e conta até com a participação de um robô. Será encenado nos seguintes locais e dias:

  • 6/7, às 14h - CEU São Miguel (rua José Ferreira Crespo, 475, Jardim São Vicente)
  • 11/7, às 15h - CEU Paz (rua Daniel Cerri, 1.549, Jardim Paraná)
  • 14/7, às 14h - CEU Parque do Carmo (rua Guerra de Aguiar, 63-237, Jardim Nossa Senhora do Carmo)
  • 18/7, às 10h - CEU Parque Anhanguera (rua Pedro José de Lima, 1.020, Anhanguera)
  • 30/7, às 10h - Centro Cultural Grajaú (rua Professor Oscar Barreto Filho, 252, Parque América)


Clique e veja a programação do circuito municipal de cultura

Recreio nas férias

A Secretaria Municipal de Educação também vai fornecer três refeições diárias, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde, durante a programação da 42ª edição do Recreio nas Férias, entre os dias 10 e 21 de julho.

O programa oferece ainda atividades de esporte, lazer e recreação para as crianças pela cidade de São Paulo em 64 polos participantes, sendo os 56 CEUs, três CECIs, duas instituições _Jardim Jaraguá I e Jardim Jaraguá II (DRE MP)_ e nas EMEFs Bernardo O"Higgins, Wanda Ovídio Gonçalves e Jardim das Laranjeiras. A programação ocorre das 9h às 16h.

A expectativa é atender aproximadamente 16 mil crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, que não precisam necessariamente ser alunos da Rede Municipal.

Todas as atividades são gratuitas. As inscrições podem ser feitas presencialmente, nos polos de interesse, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • RG ou certidão de nascimento da criança ou do adolescente
  • RG do responsável
  • Comprovante de residência

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo