Hospital Municipal Vila Santa Catarina disponibiliza cirurgia robótica com alta tecnologia

Inaugurado em maio de 2022 pela Prefeitura de São Paulo, Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, do hospital, uma parceria com o Albert Einstein, realizou 113 operações de janeiro a junho deste ano

Médicos realizam cirurgia em paciente por meio do robô Da Vinci

Médicos realizam cirurgia em paciente por meio do robô Da Vinci Nicolau Nemer Neto/SMS

A medicina também foi impulsionada pelos avanços tecnológicos. Hoje, robôs ajudam os médicos nos procedimentos cirúrgicos que, assim, se tornam mais fáceis de serem realizados, acelerando a recuperação do paciente. A tecnologia, encontrada em modernos hospitais pelo mundo, está também disponível na rede pública da cidade de São Paulo.

No Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina, zona sul de São Paulo, funciona o Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, que foi inaugurado em maio de 2022 pela Prefeitura de São Paulo. O centro e o hospital são gerenciados pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Nesse complexo hospitalar são realizadas cirurgias robóticas de várias modalidades: no aparelho digestivo (incluindo a cirurgia bariátrica), torácicas, ginecológicas, coloproctológicas e urológicas, entre outras. De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 113 operações utilizando alta tecnologia.

"Isso é possível graças ao Da Vinci, equipamento que proporciona muitos recursos aos cirurgiões, que sempre estão no comando das operações", afirma Ariê Carneiro, urologista e coordenador da pós-graduação em cirurgia robótica do Hospital Albert Einstein.

De acordo com Carneiro, o robô tem pinças que são acopladas ao paciente, e o cirurgião comanda os movimentos por meio de um joystick. Essas pinças executam o movimento de uma mão, mas com várias vantagens, como a de eliminar o tremor humano, de possibilitar ao médico acesso uma visão bastante ampliada e de manter um controle da velocidade da ação. "O equipamento age de forma delicada e precisa", diz o médico.

O especialista explicou que esse é o mesmo tipo de robô utilizado por ele para operar no Hospital Albert Einstein. Carneiro ressaltou que, em razão da estrutura e da equipe qualificada, é possível oferecer ao paciente do SUS no Hospital da Vila Santa Catarina um tratamento igual ao oferecido ao paciente no Einstein. "É o que tem de melhor. É top."

Vantagens

São várias as vantagens proporcionadas pelo robô nas cirurgias. Na de câncer de próstata, por exemplo, a recuperação é mais rápida. "Reduz o risco de ocorrerem complicações, sangramentos e dores, bem como de o paciente ter de ir para a UTI, além de o tempo de internação ser menor", afirma Carneiro.

De acordo com o médico, o período para receber alta médica, que levava normalmente em torno de três a cinco dias, diminuiu muito nesses casos. Há paciente, diz Carneiro, que passa pela operação robótica logo pela manhã no Hospital da Vila Santa Catarina e, no fim da tarde, já pode receber a autorização para voltar para a casa.

Outra vantagem é a chamada "preservação de função". Com a evolução da técnica cirúrgica ao longo do tempo, a operação convencional já havia obtido muitos avanços para diminuir o risco de impotência sexual e incontinência urinária nos pacientes. Com a robótica, o risco fica ainda menor.

Por meio de joystick, médico controla "braços" do robô Da Vinci durante cirurgia.
Por meio de joystick, médico controla "braços" do robô Da Vinci durante cirurgia. - Nicolau Nemer Neto/SMS

Atendimento

Um dos pacientes que foram submetidos à operação com o auxílio do robô foi o administrador de empresas Sérgio Magalhães, 56. Ele não conhecia o hospital quando recebeu a notícia de que estava com câncer de próstata após fazer um exame.

Magalhães passou por uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e depois recebeu a informação de que seria tratado no Vila Santa Catarina. "Foi só nesse momento que eu fiquei sabendo dessa unidade. Fiz uma pesquisa e vi como era. Deu uma boa tranquilizada."

No dia 5 de dezembro de 2022, após os trâmites necessários, o administrador de empresas foi submetido à cirurgia robótica. Magalhães contou que teve poucas dores no pós-operatório, recebendo alta no dia seguinte ao procedimento. Depois, ainda passou por sessões de fisioterapia e de acompanhamento. "Hoje, posso dizer que a minha vida normalizou. Ou melhor, digo que a minha vida melhorou."

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo