Melhorias no Terminal Santo Amaro, na zona sul de SP, beneficiam 100 mil passageiros

Entre as benfeitorias estão um novo posto de atendimento, centro de controle operacional com mais de 70 câmeras, bicicletário, banheiros sustentáveis e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

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Vista do Terminal Santo Amaro, que teve melhorias entregues 15 meses antes do prazo estabelecido pela Prefeitura de São Paulo; espaço oferece bicicletário aos usuários Paulo Guereta/SECOM

A Prefeitura de São Paulo entregou na última segunda-feira (28) o Terminal Santo Amaro, na zona sul da cidade, requalificado e com benfeitorias que o tornaram mais acessível para as 100 mil pessoas que circulam no local diariamente.

O terminal tem novos sanitários públicos, sustentáveis, com a utilização de água de reúso, mictórios que não utilizam água e minimizam o odor e equipamentos antivandalismo. Também foi instalado um novo Centro de Controle Operacional, com mais de 70 câmeras, visando aumentar a segurança dos passageiros.

As melhorias incluem ainda:

  • Instalação de um novo posto de atendimento para informações e venda de créditos do Bilhete Único

  • Bicicletário com controle de acesso e capacidade para mais de 50 bicicletas

  • Refeitório para mais conforto de motoristas, cobradores e fiscais das 62 linhas que circulam no terminal.

  • Sistema de combate a incêndio

  • Novo sistema de iluminação com tecnologia LED

  • Novos bancos e lixeiras

ACESSIBILIDADE

As obras também melhoraram o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo ao equipamento o Selo de Acessibilidade pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), concedido à edificação considerada adequada ao uso público e acessível às pessoas com deficiência. O selo tem validade de 10 anos.

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Novo Centro de Controle Operacional tem mais de 70 câmeras espalhadas pelo Terminal Santo Amaro, para dar mais segurança aos passageiros - Paulo Guereta/SECOM

COMUNICAÇÃO VISUAL

Além das obras físicas, o Terminal Santo Amaro passa a contar com uma nova comunicação visual, concebida pela arquiteta Lisiane Di Corá e com intervenção artística da designer Mariana Prestes, feita a partir das técnicas de aquarela e desenho com frases que homenageiam as pessoas que transitam pelo local, aplicada em superfícies como muros, paredes e testeiras, áreas elevadas da arquitetura preexistente nos espaços abertos e que emolduram o Santo Amaro.

O próximo passo será promover ações culturais/educacionais e outros eventos que possam trazer experiências e informações a todas as pessoas que passam pelo terminal.

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Passageiros têm novo espaço para venda de créditos do Bilhete Único no Terminal Santo Amaro, além de posto de atendimento para informações - Paulo Guereta/SECOM

CONCESSÃO

O Santo Amaro está entre os dez terminais concedidos no bloco sul no ano passado, sob responsabilidade da SPE São Paulo Sul S.A. Além dele, também estão nesse lote os terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha.

De acordo com o contrato de concessão, as melhorias em todos os terminais devem ser concluídas até novembro de 2024. Assim, o Terminal Santo Amaro é o primeiro a ter as intervenções concluídas, 15 meses antes do prazo final.

Também foram concedidos os nove terminais do lote Noroeste, que estão sob responsabilidade da concessionária SPE SP Noroeste S/A. Estão nesse lote os terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Princesa Isabel, Pinheiros, Pirituba, Vila Nova Cachoeirinha e as paradas Eldorado e Clínicas.

Pelo período de 30 anos, as empresas vão ser responsáveis pela requalificação dos espaços, além da administração, conservação e manutenção dos terminais. As empresas têm direito à exploração comercial nos locais.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo