A Prefeitura de São Paulo entregou a décima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital, no Carrão, bairro da zona leste, na atual gestão, desde 2021. Com essa inauguração, na última-sexta-feira (25), a cidade passa a contar com 24 UPAs. A meta é inaugurar mais nove unidades até o fim do ano que vem.
Com a UPA III Carrão - Vereador Masataka Ota, a zona leste passa a contar, portanto, com três unidades, beneficiando mais de 300 mil pessoas. Essa nova UPA funcionará 24 horas por dia.
Para a construção da UPA III Carrão – Vereador Masataka Ota, foram investidos mais de R$ 14 milhões. Com capacidade para atender 15 mil pessoas por mês, a unidade visa concentrar os casos de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que contará com uma base no local e duas ambulâncias.
A UPA III Carrão é vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste e será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
ESTRUTURA
A UPA III Carrão atende a todas as normas de acessibilidade vigentes e conta com:
-
11 consultórios médicos
-
7 leitos de emergência
-
14 leitos de observação adulto
-
4 leitos de observação infantil
-
2 leitos de observação em isolamento
Também há duas salas de avaliação de risco, sala de raio-X, gesso, medicação, sala para coleta de exames, outra para assistência social, psiquiatria, consultório odontológico, além de vestiários e refeitórios para funcionários.
Essa nova UPA contará com 385 profissionais, entre eles:
-
7 dentistas que atuarão durante o dia e mais 7 à noite
-
7 médicos cirurgiões durante o dia e mais 7 à noite=
-
42 médicos durante o dia e 35 à noite
-
A estrutura profissional ainda terá enfermeiros, técnicos, pessoal das áreas de limpeza, segurança e atendimento
Com custeio mensal de R$ 5,1 milhões, a UPA oferecerá:
-
Serviços de raio-X
-
Eletrocardiograma
-
Odontologia
-
Laboratório de exames
-
Leitos de observação adulto e infantil para pacientes acometidos
por quadros agudos de natureza clÃnica -
Primeira intervenção para os casos cirúrgicos e de traumatologia
* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalÃstico da Folha de S.Paulo