Programa de inclusão digital vai dobrar número de formandos

Programa Academia Digital tem três unidades (duas na zona norte e uma zona leste) e oferece cursos de capacitação

Promover a inclusão digital, reduzindo a lacuna entre os que têm acesso à tecnologia e os que não têm. Essa é a proposta do programa Academia Digital, criado pela Prodam-SP, empresa de tecnologia da Prefeitura de São Paulo, que já registrou mais de 650 participantes.

O projeto começou a ser estruturado em junho do ano passado para levar cursos de capacitação digital, como letramento digital, inovação, tecnologia e comportamento nas redes aos moradores de São Paulo.

Com isso, as pessoas puderam acessar de forma mais eficiente serviços que estão em ambiente online, além de permitir qualificação para o mercado de trabalho.

.
Crianças manuseiam terminais de computador no Programa Academia Digital, da Prefeitura de São Paulo, destinado a crianças de 4 a 14 anos e que já conta com três unidades na cidade; previsão é abrir mais três até o final do ano para dobrar o número de participantes em 2024 - Divulgação

O projeto, desde o início, conta com a parceria da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo. A pastoral atende mais de 14 mil famílias, todas com potenciais novos alunos.

Inicialmente, por meio dessa parceria, foram formadas turmas no Centro de Formação Profissional Henry Ford, na zona leste da cidade, entidade vinculada à pastoral. O público alvo eram pessoas de 15 a 59 anos. Até agora, mais de 400 alunos passaram pela unidade.

Para expandir o número de participantes, duas novas unidades estão funcionando, desde junho deste ano, na zona norte de São Paulo, em entidades também ligadas à pastoral: uma no Centro para Crianças e Adolescentes Belém (CCA Belém) e a outra na Ação Social Franciscana (Sefras), no Jardim Peri Alto.

Nessas unidades, o programa é destinado ao público a partir dos 4 anos de idade (jogos educacionais) até a faixa dos 14 anos (cursos online em tecnologia, letramento digital e inovação.

Com a previsão de mais três unidades a serem abertas, planeja-se dobrar esse número de participantes em 2024.

OUTRAS PARCERIAS

Um dos pilares do projeto é o Letramento Digital, que é disponibilizado pela Microsoft, outro parceiro do projeto. A proposta é que, além de uma troca de experiências, adolescentes e jovens aprendam a trabalhar com computadores, acessem informações online, comuniquem-se online, criem conteúdo digital, colaborem e gerenciem conteúdos digitais, além de aprenderem a navegar com segurança e responsabilidade.

Já a parceria com o Google proporciona aos jovens treinamento prático em habilidades específicas, preparando-os para cargos em áreas como marketing digital, análise de dados e desenvolvimento web.

Para crianças, são oferecidos jogos educativos como o "Interland", que, de uma maneira bem lúdica, dinâmica e educativa, ensina como navegar de forma segura no mundo digital.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo