Rede de proteção e valorização para idosos é ampliada na cidade de SP

Prefeitura inaugura o Centro Dia em São Mateus, na zona leste, e o Núcleo de Convivência, na Liberdade, região central

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Na cidade de São Paulo, essa população atinge 1,9 milhão de pessoas. E as projeções indicam que, até 2030, esse número ultrapasse 2,4 milhões.

Isso exige a ampliação de uma rede de proteção e de valorização da população idosa, com a instalação de mais centros de convivência e de acolhida, além de instituições para longa permanência e de outros espaços de convívio. É o que tem feito a administração municipal.

Em São Mateus, na zona leste da cidade, a Prefeitura de São Paulo inaugurou o CDI (Centro Dia para Idosos) Recanto do Amor, o primeiro desse tipo naquela região. O CDI fica na rua Ângelo Candia, 2.005.

.
Integrante do Centro Dia para Idosos, inaugurado em São Mateus, zona leste de São Paulo, o primeiro do gênero naquela região - Arthur Silvestre/SMADS

CDIs são espaços que atendem idosos de ambos os sexos que têm limitações para realização das Atividades de Vida Diária (AVD) e que convivem com suas famílias, porém não dispõem de atendimento em tempo integral no domicílio.

O Recanto de Amor tem capacidade para atender até 30 idosos. Oferece quatro refeições diárias: café da manhã, almoço e dois lanches durante o período da tarde. Além disso, são desenvolvidas atividades de dança, música, pintura, artesanato e capoeira. Há ainda sessões de fisioterapia.

O CDI de São Mateus funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. É administrado pela SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), por meio de uma parceria com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Comunitária e Beneficente Padre José Augusto Machado Moreira.

Para desenvolver a autonomia dos atendidos, o Recanto do Amor oferece atividades de premiação, nas quais os idosos recebem vale-compras a serem utilizados na lojinha de roupas e no SPA, localizados no interior do serviço. As ofertas são gratuitas, e a atividade tem como objetivo dar maior independência aos atendidos, de forma lúdica e divertida.

LIBERDADE

.
Participantes do Núcleo de Convivência do Idoso, na Liberdade, região central de São Paulo, participam de atividade na inauguração do espaço. - Ana Luiza Martins/SMADS

No centro da cidade, a Prefeitura também inaugurou outro espaço destinado aos idosos. Trata-se do NCI (Núcleo de Convivência do Idoso) Bunkyo, que fica na rua São Joaquim, 381, Liberdade. É o segundo nessa região.

NCI é um serviço vinculado à Coordenação de Proteção Social Básica (PSB) da SMADS, destinado aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e de risco social.

A modalidade oferece atividades socioeducativas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos. Elas contribuem para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

O NCI Bunkyo, com capacidade para atender 200 pessoas, oferece oficinas de informática, origami, ikebana, soroban (espécie de ábaco japonês), dança, leitura de contos, artesanato, atividade física, condicionamento físico e música.

O NCI Bunkyo é administrado pela OSC Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Esse é o primeiro serviço da OSC em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Clique aqui e saiba onde estão os centros de atendimento a idosos na cidade de São Paulo.

REDE SOCIOASSISTENCIAL DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Serviços de Acolhimento e convivência exclusivos para idosos

  • 90 NCIs (Núcleos de Convivência de Idosos)

  • 25 CDIs (Centros Dia para Idosos)

  • 16 ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos)

  • 14 CAEs (Centros de Acolhida Especial)

  • 1 CRECI (Centro de Referência do Idoso)

  • 1 Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa\

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo