Semana Animal SP começa nesta quinta (28) e realiza castração, vacinação contra raiva e implante de microchip

Programação da Prefeitura, que é gratuita, conta com tendas voltadas a atividades educativas e atrações para toda a família; objetivo é conscientizar a população sobre a guarda responsável de pets

Vacinação antirrábica, castração, emissão do Registro Geral do Animal (RGA) e implante de microchip são alguns dos serviços oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo na segunda edição da Semana Animal SP, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro.

O evento, que também celebra o Dia Mundial Contra a Raiva (28 de setembro), o Dia Internacional do Morcego (1º de outubro) e o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro), tem o objetivo de conscientizar a população sobre a guarda responsável de pets.

.
Moradora leva seu pet à Divisão de Vigilância de Zoonoses para fazer o Registro Geral do Animal durante a Semana Animal SP do ano passado; neste ano, organização do evento espera receber cerca de 20 mil pessoas - Divulgação

Avaliação nutricional dos animais dos visitantes, dinâmicas sobre guarda responsável, espaço kids, caverna de morcegos e ala das abelhas também fazem parte da programação. Haverá ainda adoção de cães, gatos e animais de fazenda.

A Semana Animal SP é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

A primeira edição da Semana Animal SP, que ocorreu em outubro o ano passado, recebeu 18.319 visitantes. Neste ano, com a ampliação das atividades oferecidas, a expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas.

MICROCHIP, RGA E CASTRAÇÃO

O microchip, que normalmente é concedido somente aos animais castrados pelo Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) do município, estará disponível também para aqueles que não foram castrados pelo programa público.

A implantação do dispositivo é gratuita e será realizada em cães e gatos a partir de três meses de idade. Caso o tutor ainda não tenha feito o RGA, o animal será registrado no ato da identificação.

O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira, enquanto a carteirinha é encaminhada por email ao tutor, para que tenha os dados do seu animal sempre à mão.

Já para a castração de cães e gatos em uma das clínicas veterinárias contratadas da Prefeitura é necessário, primeiro, obter o termo de encaminhamento. Caso o animal não seja registrado, o RGA também é emitido durante o atendimento.

As praças de atendimento espalhadas pela cidade estarão com horário ampliado durante a Semana Animal SP para realização desses serviços.

Para isso, basta levar os documentos obrigatórios que incluem RG e CPF do tutor, comprovante de residência em seu nome emitido nos últimos três meses, foto do animal para colocar na carteirinha de RGA e comprovante de vacinação contra a raiva, se houver.

VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA

Na Semana Animal SP, o munícipe poderá vacinar os animais de estimação nos postos fixos, que estarão com horários ampliados, além dos postos volantes em várias regiões da cidade.

Para receber a vacina antirrábica, o animal deve estar saudável. Cães e gatos com diarreia, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Após a imunização, os pets podem receber água e alimentação normalmente.

Clique aqui e confira os postos de vacinação.

ADOTE NA COSAP

Quem deseja adotar um pet poderá buscar o serviço todos os dias durante a Semana Animal SP, inclusive no sábado (30) e domingo (1º). Há mais de 240 animais disponíveis para adoção no Centro Municipal de Adoção, entre cães, gatos, cavalos e porcos.

Para adotar, o munícipe precisa apresentar o Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 31,20. Também é necessário levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

Clique aqui e confira os animais disponíveis para adoção.

Clique aqui e veja como funciona a adoção dos animais de fazenda.

EMISSÃO DE RGA:
Clique aqui e confira os postos e horários de atendimento.

EMISSÃO DE TERMO DE CASTRAÇÃO:
Clique aqui e confira os postos e horários de atendimento.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha