Prefeitura promove neste sábado (7) campanha pela saúde das mulheres

Programa Avança Saúde-Mulher, que acontece em todas as UBSs da cidade de São Paulo, visa intensificar a realização de consultas e atualização de exames preventivos, como o Papanicolau, além de orientações, vacinações e agendamento para outros exames

A Prefeitura de São Paulo realiza neste sábado (7) o Avança Saúde-Mulher, iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com foco na campanha Outubro Rosa, que serve de alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mas o Avança Saúde-Mulher vai além. Intensifica o acesso às consultas médicas e de enfermagem, orientações sobre métodos contraceptivos, vacinação, realização de exames preventivos, como o Papanicolau, e agendamentos para outros exames, conforme a necessidade.

.
Atendimento odontológico realizado durante a edição de março deste ano do Avança Saúde-Mulher; programa acontece nas 470 UBSs da capital, destinado a mulheres usuárias do SUS - Divulgação

A ação acontece das 8h às 17h nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo. A população pode consultar a UBS mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde no link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

A campanha atenderá mulheres cisgênero, travestis e transexuais. Os atendimentos ocorrerão em formato de estações, com acolhimento e consulta com equipe médica e de enfermagem em cada uma das UBSs, que estarão preparadas para:

  • Avaliação do índice de massa corporal (IMC)

  • Estratificação de risco cardiovascular

  • Coleta de Papanicolau

  • Solicitações de mamografia

  • Testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

  • Intensificação de vacinação

  • Orientação nutricional e farmacêutica

  • Consultas odontológicas

Haverá também orientações sobre métodos contraceptivos, representatividade LGBTIA+, programa Território Inclusivo (voltado para pessoas com deficiência e seus cuidadores), discussões relativas à atividade física, práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), saúde sexual e reprodutiva, prevenção à violência e saúde mental.

Essa edição do Avança Saúde-Mulher também tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a população acima do peso, além de reforçar a necessidade do cuidado integral em saúde, bem como os benefícios da alimentação saudável e das atividades físicas na prevenção e no controle das doenças.

A linha de cuidado da rede municipal contempla consultas, exames preventivos e encaminhamentos para biópsias de mama, mastologista, até diagnóstico de câncer e tratamento oncológico.

BALANÇO

Durante o Dia D do Avança Saúde-Mulher, promovido em 11 de março deste ano, foram realizadas 15.387 consultas de enfermagem, 7.159 consultas médicas, 186 consultas de pré-natal e 10.843 triagens odontológicas.

Também foram realizadas 11.833 coletas de Papanicolau, solicitados 6.832 exames de mamografia, além de realizados 9.706 testes rápidos para sífilis, 9.012 testes rápidos para hepatite e 9.656 para HIV.

A iniciativa aplicou ainda 1.233 doses de vacina contra HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano). Já durante o Avança Saúde- Hipertensão e Diabetes, que ocorreu em maio, 19.882 pessoas foram atendidas.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha