São Paulo ganha prêmio internacional e é eleita a Melhor Cidade Global da Música

Music Cities Awards premia ações culturais notáveis para o desenvolvimento das cidades

Palco de grandes eventos do mundo da música, como a Virada Cultural, o The Town, Lollapalooza e inúmeros shows que contemplam todos os estilos, São Paulo foi eleita a Melhor Cidade Global da Música pela Music Cities Events, em solenidade realizada no último dia 18 de outubro, no Alabama, Estados Unidos.

A entidade é parceira oficial da ONU e se dedica a desenvolver e aprimorar práticas socialmente responsáveis e a reduzir o impacto ambiental de eventos globais.

Há 12 anos, realiza o prêmio global Music Cities Awards para reconhecer as ações mais notáveis da música para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.

Show realizado em São Paulo
Show realizado em São Paulo; cidade abrigou, entre outros, a Virada Cultural do Pertencimento 2023, que teve a presença de 4 milhões de pessoas - Divulgação

Na edição deste ano, São Paulo concorreu com outras nove cidades na categoria Melhor Cidade Global da Música e chegou à final com Manchester, no Reino Unido, e Frutillar, no Chile.

Essa categoria premia o município que apoia ativamente o meio musical, seja com a produção, seja oferecendo infraestrutura para receber eventos. E que também promove a inclusão, desenvolvimento econômico, saúde, turismo, planejamento urbano, economia noturna e construção comunitária, por exemplo.

São Paulo preencheu os requisitos com eventos como a realização da Virada Cultural do Pertencimento 2023, que teve a presença de 4 milhões de pessoas, ou ter sido palco de grandes festivais, como o The Town, que atraiu 500 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão nos cinco dias de festival.

Durante o Music Cities Convention são apresentadas as melhores práticas adotadas por líderes nas áreas do planeamento urbano, música, desenvolvimento econômico, turismo, meio acadêmico, e ainda projetos bem-sucedidos desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos e organismos públicos e privados.

Segundo os organizadores da 12ª edição, este ano foi realizado o maior concurso, com mais de 200 candidaturas provenientes de 25 países espalhados por seis continentes. O evento já passou por pelo Reino Unido, Alemanha, Austrália, China, Coreia do Sul, Canadá e agora está sendo realizado novamente nos Estados Unidos.

O Prêmio possui diversas categorias, que abrangem diversas iniciativas. Em 2023, foram contempladas 11 categorias:

1. Melhor Cidade Global da Música;

2. Melhor Iniciativa de Apoio à Diversidade e Inclusão na Música;

3. Melhor Iniciativa de Apoio à Educação Musical e Desenvolvimento de Carreira;

4. Melhor Iniciativa de Turismo Musical;

5. Melhor Iniciativa usando a Música para Melhora de Saúde e Bem-estar;

6. Melhor Iniciativa que usa Música para apoiar a Sustentabilidade Ambiental;

7. Melhor Iniciativa que usa a Música para Desenvolvimento Econômico, Social ou Comunitário em Cidades;

8. Melhor Iniciativa de Economia Noturna;

9. Melhor Uso da Música para o Setor Imobiliário ou Planejamento de Cidades;

10. Melhor Organização ou Indivíduo que apoia a Música em Sua Cidade;

11. Melhor Inovação Digital para Apoio a Músicos ou Música em Cidades

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha