Prefeitura começa a distribuir água e frutas nas tendas da Operação Altas Temperaturas

Distribuição começa hoje (10/11) no município de São Paulo; previsão nos próximos dias é de calor intenso na cidade, que pode passar dos 36ºC

A Prefeitura de São Paulo começou a distribuir nesta sexta-feira (10/11) água e frutas nas dez tendas da Operação Altas Temperaturas instaladas em todas as regiões da cidade para amenizar o impacto do calor na saúde da população, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade.

As dez estruturas começaram a ser instaladas ontem (9/11). A previsão é de calor intenso nos próximos dias, que pode ultrapassar os 36ºC, e de baixos índices de umidade, abaixo dos 30% nas horas no meio do dia.

A ação foi iniciada em 20 de setembro deste ano. Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a de altas temperaturas é ativada sempre que os termômetros atingem 32ºC, ou sensação térmica equivalente. É feita em parceria com o governo do Estado, que montou tendas na praça da Sé e no entorno do Theatro Municipal, e também por meio da Sabesp.

Estúdio Folha Prefeitura de São Paulo PMSP
Frutas e água são distribuídas nas tendas da Operação Altas Temperaturas, para amenizar o impacto do calor na saúde dos cidadãos. - Edson Lopes Jr./SECOM

As principais ações da operação são convencer as pessoas a procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e receber água e alimento. Além disso, são distribuídos frutas e bonés. Há ainda espaço pet.

Uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição excessiva ao calor fica à disposição das tendas.

Nos dias em que são ativadas, as tendas ficam abertas das 10h às 16h para acolher qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar.

ENDEREÇO DAS TENDAS

  • Região central - praça da República e praça Marechal Deodoro
  • Região sul – Santo Amaro (praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (praça José Boemer Roschel)
  • Região norte - Santana (avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (praça Novo Mundo);
  • Região leste - Guaianases (praça Presidente Getulio Vargas, s/no), Itaquera (avenida Musgo de Flor com avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (praça Cid José da Silva Campanella)
  • Região oeste - Lapa (rua do Curtume, s/no – esquina com Guaicurus)

REDE SOCIOASSISTENCIAL

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da OBT, entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

Atualmente há 14 Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua, com ou sem filhos, que totalizam 4.452 vagas. Oferecem água potável e banheiros com chuveiros.

Além da busca espontânea pelos núcleos, as pessoas que vivem em situação de rua também podem acessar o serviço por meio de encaminhamentos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros Pop; orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e outros serviços da rede socioassistencial.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha