Prefeitura de SP monta tendas para animais de estimação na Operação Altas Temperaturas

Estruturas estão em todas as regiões da cidade para oferecer alimento, água e orientações sobre medidas para proteger pets por causa da onda de calor

Os pets também precisam ser protegidos da onda de calor. Por isso, a Prefeitura de São Paulo incluiu na Operação Altas Temperaturas mais oito tendas voltadas exclusivamente para o atendimento à população em situação de rua ou em vulnerabilidade social que tenha animais de estimação.

As tendas para pets funcionam em conjunto com as que são montadas para a Operação Altas Temperaturas, também das 10h às 16h. Nelas, profissionais orientam os tutores sobre medidas que preservem a saúde animal frente às altas temperaturas, além de oferecerem alimentos e potes de água.

Tutora de um pet é atendida em uma das oito barracas da Operação Altas Temperaturas que dão orientação sobre como cuidar dos animais de estimação durante a onda de calor
Tutora de um pet é atendida em uma das oito barracas da Operação Altas Temperaturas que dão orientação sobre como cuidar dos animais de estimação durante a onda de calor - Divulgação - Divulgação

Nos dias 11 e 12 de novembro, 216 pets foram atendidos nas tendas tradicionais. Os espaços foram montados pelas equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Prefeitura de São Paulo.

As tendas exclusivas da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) atualmente estão em oito locais:

- Região central - praça da República

- Região sul - Santo Amaro (praça Floriano Peixoto, 54) e Capela do Socorro (praça José Boemer Roschel)

- Região norte - Santana (avenida Cruzeiro do Sul, 3.180)

- Região leste - Guaianases (praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (avenida Musgo de Flor com avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (praça Cid José da Silva Campanella)

- Região oeste - Lapa (rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)

ALTAS TEMPERATURAS

Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a Altas Temperaturas é acionada sempre que os termômetros atingem 32º C ou sensação térmica equivalente. A ação é feita em parceria com o governo do Estado, por meio da Sabesp.

As tendas oferecem estrutura para acolher qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar.

Além disso, a Prefeitura disponibiliza ambulâncias referenciadas para atendimento emergencial, localizadas nas tendas das praças da República e Marechal Deodoro, na região central.

Nas tendas das outras regiões, é feito o acionamento de ambulâncias locais quando identificado qualquer necessidade emergencial de saúde em pessoas em situação de rua.

Com recorde de calor no último fim de semana (11 e 12 de novembro), em que os termômetros chegaram a 38,5°C no domingo (12), a Prefeitura fez 52.980 mil atendimentos e distribuiu 102.590 mil itens para aumentar a hidratação corporal, como 53.070 garrafas de água, 13.500 frutas e 16.430 sucos, nas dez tendas da Operação Altas Temperaturas desde sexta-feira (10).

Os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e agentes das equipes do Ampara SP também prestaram atendimento nas tendas, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.

ENDEREÇOS DAS TENDAS

- Região central - praça da República e praça Marechal Deodoro
- Região sul - Santo Amaro (praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (praça José Boemer Roschel)
- Região norte - Santana (avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (praça Novo Mundo);
- Região leste - Guaianases (praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (avenida Musgo de Flor com avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (praça Cid José da Silva Campanella)
- Região oeste - Lapa (rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha