Campanha incentiva a adoção de cães e gatos com mais de 8 anos de idade

"Adote um bom velhinho", promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, acontece no mês de dezembro; 60 animais com esse perfil estão no Centro Municipal de Adoção

"Adote um bom velhinho" é o tema da campanha promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Prefeitura de São Paulo, para incentivar a adoção responsável de cães e gatos idosos, com mais de oito anos de idade. Realizada por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), a campanha acontece durante o mês de dezembro.

Atualmente, 60 animais com esse perfil aguardam por um lar no Centro Municipal de Adoção. Os interessados em adotar um animal de estimação podem visitar a Cosap de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h.

.
Charles Henrique é um dos pets abrigados no Centro Municipal de Adoção; ele pode ser adotado por meio do "Adote um bom velhinho" - Divulgação

Ao longo do mês, os munícipes que visitarem os animais idosos na Cosap poderão fazer fotos com os pets em uma área temática especialmente preparada para a campanha natalina e ainda ler as cartinhas dos animais alojados com pedidos ao Papai Noel.

Todos os animais disponíveis para adoção estão devidamente vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme lei municipal nº 13.131/01.

No dia da adoção, o cidadão deverá levar uma coleira com guia se for adotar um cão ou uma caixa de transporte, caso adote um gato. Além disso, o tutor também precisa apresentar o Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 31,20.

BENEFÍCIOS

Uma das vantagens ao adotar um pet com mais idade é que este animal possui temperamento mais previsível que o de um filhote. Por já ter se desenvolvido física e mentalmente, ele também não deixa dúvidas a respeito do seu tamanho, costuma fazer menos bagunça e não sente tanto prazer em destruir objetos.

Além disso, o munícipe que reside na capital e adota um cão ou gato acima de oito anos de idade no Centro Municipal de Adoção recebe o cartão Cuida Bem Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício do animal em qualquer um dos quatro hospitais veterinários públicos da capital, localizados nas zonas norte, leste, sul e oeste.

Serviço - Campanha "Adote Um Bom Velhinho" Endereço: Santa Eulália, 86 – Santana.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h.
Documentos necessários para adoção: CPF, RG e comprovante de residência. Levar caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos) ou coleira com guia (para adoção de cães).
Taxa municipal referente à adoção: R$ 31,20.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha