Os quatro hospitais veterinários públicos da Prefeitura de São Paulo realizaram até setembro deste ano 113.630 atendimentos e 11.148 cirurgias em animais de estimação.
No ano passado, essas unidades, localizadas nas zonas leste, norte, sul e oeste da cidade, registraram 132 mil atendimentos e a realização de mais de 13 mil cirurgias.
O serviço clínico e cirúrgico aos pets visa atender a população de baixa renda, é exclusivo dos moradores da cidade e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Esse serviço oferecido pela Prefeitura é pioneiro no Brasil. A primeira unidade inaugurada foi a da zona leste, em 2012. Depois vieram as da zona norte (2014), sul (2020) e oeste (2022).
Os atendimentos são feitos conforme disponibilidade de vaga, priorizando casos de urgência e emergência. São sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
O atendimento nessas quatro unidades é aprovado pela população. Em 2022, pesquisa feita com tutores dos animais atendidos apurou índice de satisfação de 94,87%.
Outra ação da Prefeitura é o atendimento veterinário aos pets de pessoas em situação de rua, como o que foi realizado em julho deste ano, durante a Operação Baixas Temperaturas.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
O atendimento de urgência é aquele que não possui um risco de morte iminente, mas, se não for tratado, pode evoluir para um quadro mais grave, como tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso de fêmeas.
Já o atendimento de emergência é tudo que implica risco iminente de morte, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação, como atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e obstrução uretral.
Para o atendimento, o tutor deve apresentar os documentos obrigatórios: Registro Geral do Animal (RGA), documento do tutor constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver. É feita triagem social na recepção.
As orientações para solicitar o RGA podem ser obtidas aqui.
Nas unidades da zonas norte, leste e sul, o atendimento para casos não emergenciais funciona mediante agendamento presencial, para atendimento na semana seguinte, conforme disponibilidade de vaga.
Em caso de feriado, o agendamento ocorre no primeiro dia útil subsequente. Uma vez agendado, basta o tutor retornar ao hospital com o animal no dia e horário definidos.
A medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos em qualquer horário do funcionamento da unidade.
Por enquanto, o hospital veterinário público da zona oeste segue com o modelo antigo, conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que ocorre a partir das 7h, de segunda a sexta-feira.
HOSPITAIS VETERINÁRIOS PÚBLICOS
- Unidade leste
-
Avenida Salim Farah Maluf, esquina com a rua Ulisses Cruz, lado par, Tatuapé
-
Triagem social obrigatória na recepção
-
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, das 14h às 16h
- Unidade norte
-
Rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde
-
Triagem social obrigatória na recepção
-
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, das 14h às 16h
- Unidade sul
-
Rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba
-
Triagem social obrigatória na recepção
-
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, das 14h às 16h
- Unidade oeste
-
Avenida Professor Orlando Marques de Paiva, 87, Butantã (USP)
-
Triagem social obrigatória na recepção
-
Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira a partir das 7h
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha