Prefeitura assina contrato para compra de quase 11 mil imóveis no maior programa habitacional da história de SP

Previsão é assinar a aquisição de outras 14.541 unidades em janeiro; atual gestão irá viabilizar até 2024 mais de 100 mil moradias para a população de menor poder aquisitivo

O maior programa habitacional da história de São Paulo, em que a Prefeitura vai viabilizar até 2024 mais de 100 mil moradias entre entregues, em construção e contratadas, recebeu mais um reforço nesta terça-feira (26), com a assinatura dos termos de colaboração do Programa Pode Entrar, que prevê a compra de 10.965 unidades habitacionais nas modalidades Aquisição (10.018) e Entidades (947). Outras 14.541 já estão com previsão de assinatura para janeiro de 2024.

A gestão municipal inovou na política habitacional com a criação de instrumentos de atendimento que ampliem o acesso à moradia, principalmente para a população com menor poder aquisitivo.

Torres do Residencial Viela da Paz
Torres do Residencial Viela da Paz, no Butantã, entregue à população de menor aquisitivo; empreendimento faz parte do maior programa habitacional de São Paulo - Paulo Guereta/SECOM

Criou o Programa Pode Entrar, que conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui importantes ferramentas com o objetivo de combater o déficit de moradias na cidade.

O Pode Entrar visa impulsionar a habitação com a construção de empreendimentos habitacionais, a requalificação de imóveis e aquisição de unidades habitacionais da iniciativa privada.

Desse modo, o município terá menos custos, mais famílias atendidas e redução no prazo de entrega. O programa conta com quatro modalidades em andamento, Entidades/Empresas, Aquisições, Melhorias e PPP.

Com a modalidade Pode Entrar Aquisição, a Prefeitura pode fazer a compra de unidades habitacionais da iniciativa privada, com aquisições em grande quantidade e em um curto período, possibilitando maior celeridade no atendimento das demandas habitacionais.

A Prefeitura segue com dois editais para a compra de 45 mil unidades: um para a aquisição de 5.000 unidades prontas e outro para aquisição de 40 mil unidades em projetos ou com obras em andamento.

Saiba mais sobre as outras modalidades do Programa Pode Entrar:

Entidades/Empresas - O município arca com os investimentos enquanto a entidade/empresa selecionada se responsabiliza pelo licenciamento e a execução do projeto. Cerca de 20 mil unidades habitacionais estão aptas para contratação nessa modalidade, das quais, mais de 4.353 novas moradias já estão em construção.

Melhorias - Os imóveis são reformados e requalificados, diminuindo a inadequação de domicílios e garantindo às famílias melhores condições de habitação. As obras de melhorias em questão incluem a ligação da rede de água potável e o esgotamento sanitário, por exemplo.

Parcerias - Além da construção de unidades habitacionais, possui como característica proporcionar o desenvolvimento urbanístico integrado da cidade aproximando moradia, serviços e emprego, com moradias próximas a corredores de transporte público, aliadas à implantação de infraestrutura e equipamentos públicos.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha