Prefeitura de SP entrega 48 km de faixas exclusivas de ônibus entre 2021 e 2023

Extensão corresponde a 96% do total de 50 km previstos no Programa de Metas 2021/2024; sistema melhora mobilidade e dá mais eficiência ao transporte público

A Prefeitura de São Paulo entregou à população 48 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus na cidade entre 2021 e o início de dezembro de 2023, o que corresponde a 96% do total de 50 quilômetros de novas faixas previstas no Programa de Metas 2021/2024.

Somente em 2023, foram implantados 15,9 quilômetros de faixas exclusivas em todas as regiões da cidade, ou seja, somente neste ano a Prefeitura entregou o equivalente a 31,8% do total planejado para a capital entre 2021 e 2024.

.
Faixas exclusivas para ônibus melhoram mobilidade urbana e dá mais eficiência ao sistema de transporte público da cidade - Edson Lopes Jr./SECOM

Com as faixas entregues neste ano, a cidade passou a contar com mais de 580 quilômetros desse tipo de infraestrutura.

As faixas exclusivas para coletivos melhoram a mobilidade urbana e possibilitam mais eficiência no sistema de transporte público da cidade, com mais fluidez, redução do tempo de viagem e regularidade das partidas programadas dos ônibus.

O sistema municipal de ônibus em São Paulo soma cerca de 12 mil ônibus, divididos em 1.300 linhas, em que são realizados 7,2 milhões de embarques de passageiros por dia, o que o caracteriza como um dos maiores do mundo.

FAIXAS ENTREGUES

Em janeiro de 2023, foi entregue a faixa exclusiva de ônibus na avenida Faria Lima, zona oeste, entre a avenida Juscelino Kubitschek e rua Elvira Ferraz, sentido Pinheiros, beneficiando cerca de 7.000 passageiros.

Duas novas faixas exclusivas foram entregues em fevereiro, na rua Jardim Tamoio, seguindo por trecho da avenida Nagib Farah Maluf, em ambos os sentidos, na região do Conjunto Residencial José Bonifácio, na zona leste. A estimativa é que 6,7 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem nas oito linhas que passam pelo local.

Na região do Jabaquara, zona sul, foram implantadas, em junho de 2023, faixas exclusivas de ônibus na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, em trechos nos sentidos bairro e centro, atendendo cerca de 13,5 mil passageiros que utilizam 17 linhas de ônibus.

Ainda em junho, na Mooca, zona leste, foi entregue faixa exclusiva na avenida Adutora do Rio Claro, entre as ruas Lavínia Ribeiro e Juliano Moreira.

No mês de julho, houve a inauguração de mais cinco novas faixas exclusivas para ônibus em diferentes regiões da cidade, facilitando o deslocamento de aproximadamente 77 mil passageiros.

No bairro da Penha, zona leste, foram duas faixas exclusivas: na rua Henrique de Souza Queirós e na rua Mário de Castro. Em Sapopemba, também na zona leste, a implantação ocorreu na rua Francisco Manuel Beranger.

Na Lapa, zona oeste, a faixa exclusiva foi entregue na rua Quirino dos Santos. E no Ipiranga, zona sul, houve a entrega de faixas na avenida Padre Arlindo Vieira, em trechos nos sentidos centro e bairro.

A Vila Maria, na zona norte, também recebeu novas faixas exclusivas em julho, em trechos das avenidas Professor Castro Júnior e Conceição, por onde trafegam 14 linhas de ônibus que atendem 19 mil passageiros diariamente.

Na mesma região, também foram entregues faixas em ambos os sentidos da avenida Araritaguaba, entre as avenidas Guilherme Cotching e das Cerejeiras. Ainda no mês de julho, entrou em operação a faixa exclusiva na rua Capitão Avelino Carneiro, na Penha, zona leste.

Em agosto, foi entregue a faixa da rua Luís Seráphico Júnior, em Santo Amaro, zona sul, beneficiando 11 mil passageiros de 13 linhas de ônibus. No mesmo mês, houve entregas de faixas na zona norte, na rua Gabriel Piza, em Santana, com trecho atendido por 15 linhas que transportam 20,5 mil passageiros.

Setembro teve a inauguração de novas faixas exclusivas para coletivos na avenida Nordestina, na zona leste, e na Rua Ribeiro Morais, na zona norte, facilitando o deslocamento de aproximadamente 34 mil passageiros.

Na rua Ribeiro de Moraes, na Freguesia do Ó, a faixa opera em trecho do sentido bairro, por onde 14 linhas trafegam. Já a faixa entregue na avenida Nordestina, em São Miguel, opera em trecho do sentido bairro, local em que passam quatro linhas de ônibus.

O mês de outubro contou com entrega de faixas exclusivas de ônibus na rua da Passagem Funda, em Guaianazes, na zona leste; e nas ruas Gabriel Fauré e José Barros Magaldi, ambas no Jardim São Luís, na zona sul. Ao todo, 76 mil passageiros que utilizam os coletivos de 22 linhas que trafegam por esses locais passaram a contar com esse benefício.

Em novembro, foi entregue nova faixa na avenida Nossa Senhora do Ó, entre a rua Silvano de Almeida e a avenida Professor Celestino Bourroul, no Limão, zona norte, por onde trafegam 15 linhas de ônibus, facilitando o deslocamento de aproximadamente 20 mil passageiros.

E, no início de dezembro, passaram a operar faixas exclusivas na rua São Caetano, no centro, e na avenida dos Tajurás, na Cidade Jardim, zona oeste, beneficiando cerca de 36 mil passageiros em 19 linhas.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha