Prefeitura inaugura novo serviço para acolher pessoas em situação de rua

Unidade no centro de São Paulo atende quem apenas quer pernoitar; espaço também oferece refeições aos atendidos

A Prefeitura de São Paulo inaugurou no último dia 5 de dezembro mais uma modalidade de serviço em sua rede socioassistencial, agora voltado para pessoas em situação de rua que têm dificuldade em permanecer nos equipamentos convencionais oferecidos pela atual gestão.

Trata-se da Unidade de Acolhimento (UNA) Amor à Vida, uma parceria com o Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo. Esse novo serviço disponibiliza 300 camas distribuídas em três andares de um edifício localizado na rua General Carneiro, 175, no centro histórico da capital, que é alugado pela organização responsável.

.
Camas instaladas em um dos três andares da Unidade de Acolhimento (UMA) Amor à Vida, para dar apoio a pessoas em situação de rua - Marcelo Pereira/SECOM

Essa modalidade passa a ser mais uma opção para oferecer um tratamento humanizado e se soma aos centros de acolhimento especiais, aos abrigos normais, às 4.000 vagas alugadas em hotéis, às Vilas Reencontro.

Os três andares do prédio são destinados a atender até 300 pessoas, entre homens, mulheres, homens trans e mulheres trans. Cada um dos três andares é equipado com oito banheiros com chuveiros e adaptações que permitem acessibilidade para pessoas com deficiência. Os acolhidos poderão repousar, tomar banho e se alimentar.

A parceria com a Prefeitura garantirá 600 refeições diárias, sendo 300 jantares e 300 cafés da manhã. O Executivo municipal fará também um repasse mensal de R$ 390.780 ao Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo.

O serviço funciona de portas abertas, das 17h às 8h, e surge como alternativa às pessoas que estão em situação de rua e evitam outros serviços da rede socioassistencial que têm regras como horários de entrada e saída.

O Amor à Vida contará com 18 monitores, quatro auxiliares de serviços gerais, quatro auxiliares de limpeza, quatro auxiliares de cozinha, três auxiliares administrativos e duas cozinheiras, além de um gerente e um assessor de projeto.

Como serviço de portas abertas, o usuário pode entrar, tomar banho, fazer uma refeição e pernoitar, caso deseje. Além dos serviços oferecidos pela SMADS (alimentação, banho e pernoite), o espaço irá ofertar outras atividades administradas pelo Movimento Estadual da População em Situação de Rua.

CENTROS DE ACOLHIMENTO

A cidade conta com 349 serviços de acolhimento para população em situação de rua em diversas tipologias e modalidades, contabilizando mais de 24 mil vagas no total. Somente em hotéis, são 4.094 vagas ofertadas. O repasse mensal para os serviços destinados a essa população é de R$ 38,3 milhões.

A cidade conta ainda com 15 núcleos de convivência, onde a população em situação de rua não acolhida é atendida e tem acesso a sanitários, chuveiros e lavanderias. Até o fim de 2024, a meta é entregar quatro novos núcleos.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros Pop do município, do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Ampara SP.

Serviço

Unidade de Acolhimento (UNA) Amor à Vida- Rua General Carneiro, 175 - Centro Histórico
- Funcionamento das 17h às 8h

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha