Rede municipal de saúde de SP tem o primeiro "cão hospitalar"

Ademar atua no Hospital Dia Cidade Ademar e interage com os pacientes durante as visitas ambulatoriais

Ele não tem raça definida. Foi adotado com idade estimada de um ano. Agora, tem casa própria e até um crachá funcional. Trata-se de Ademar, o primeiro cão hospitalar da rede municipal de saúde da cidade de São Paulo.

Ademar integra a equipe do Hospital Dia (HD) Cidade Ademar, na zona sul da capital, e participa das visitas ambulatoriais da unidade. O cão faz parte da cinoterapia, como é chamado o uso de cães para facilitar o processo terapêutico, prevista pela lei municipal nº 16.827/2018.

.
Ademar, o cão hospitalar que integra a equipe do Hospital Dia (HD) Cidade Ademar, na zona sul da capital, para facilitar a terapia dos pacientes - Divulgação

O hospital administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) foi pioneiro ao estabelecer a função de cão hospitalar na rede municipal de saúde.

A cinoterapia já é uma prática adotada também no Hospital do Servidor Público Municipal, que atende a funcionários da prefeitura e familiares. Nesse hospital, a iniciativa é resultado de uma parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Em alguns dias por mês e datas comemorativas, a GCM cede seus cães para interagirem com pacientes oncológicos e idosos na unidade de saúde da Prefeitura de São Paulo.

O projeto, que já desperta o interesse de outras unidades da rede municipal de saúde, recebeu as autorizações necessárias da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da Secretaria Municipal da Saúde, e do INTS para que seja implantado como prática reconhecida e segura em hospitais.

Ademar tem essa função o tempo todo no HD. Durante o dia, o cão permanece na área externa, onde tem casa própria e comedouro no estacionamento do hospital, em que todos podem interagir, fazer um carinho, e os funcionários podem passear com ele em momentos de descompressão.

Na hora do trabalho, contudo, Ademar cumpre muito bem suas tarefas e, claro, se diverte durante as visitas ambulatoriais. Neste mês, Ademar veste gorro de Papai Noel e participa do Natal do HD.

Antes de assumir essa função, o cão havia sido abandonado em frente ao HD e recebia cuidados informais da equipe do hospital. Por sugestão de uma assistente social, passou por adestramento por oito meses antes de começar a interagir com pacientes.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha