O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), da Prefeitura de São Paulo, localizado na Bela Vista, centro da cidade, possibilita que crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos que estejam hospitalizados por no mínimo 14 dias mantenham a rotina escolar.
A coordenação do hospital avalia que essa iniciativa é ferramenta fundamental para o bem-estar e a recuperação integral desses pacientes, pois a manutenção das atividades educacionais possibilita que eles acompanhem o conteúdo de suas escolas de origem, além de ser aliada no processo de cura.
O credenciamento desses jovens pacientes é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), que estabeleceram um vínculo com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Celso Leite Ribeiro Filho, localizada há aproximadamente 400 metros do hospital.
A EMEF passou, desde então, a ceder professores e outros profissionais da educação para atuarem junto aos pacientes hospitalizados em período integral, nas manhãs e tardes de segunda a sexta-feira.
Diferentemente das salas de aula convencionais, a classe hospitalar adapta seus conteúdos de acordo com a necessidade de cada paciente, oferecendo desde atividades para o período de alfabetização até o preparo para o vestibular, sempre seguindo o currículo escolar.
O atendimento da classe hospitalar é gratuito, e a decisão de aderir ao serviço é tomada pelos acompanhantes durante a triagem, respeitando-se a escolha de cada família.
O hospital, que é referência no tratamento de crianças e adolescentes, está sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL). Em 2022, foram feitos 111 atendimentos e, em 2023, esse número subiu para 829, totalizando 940 atendimentos a 280 pacientes diferentes.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha