Prefeitura inaugura centro de esterilização de cães e gatos na zona sul

Agendamento para serviço gratuito é online e pode ser feito pelo Portal SP 156; gestão investe R$ 14,3 milhões por ano no Programa de Controle Reprodutivo

A Prefeitura de São Paulo inaugurou o Centro de Controle Populacional Animal (CCPA), para esterilização gratuita de cães e gatos. A unidade fica na avenida Professor Vicente Rao, 519, Brooklin, zona sul da cidade, em imóvel cedido pela gestão municipal à ONG Ampara Animal.

O CCPA foi inaugurado no dia 1º de março, com capacidade de atender 150 animais. Isso será ampliado gradativamente, chegando a até mil atendimentos por mês.

.
Atendente do Centro de Controle Populacional Animal, na zona sul, examina um pet; objetivo é atingir 1.000 atendimentos/mês - Edson Lopes Jr./SECOM

O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) é um serviço da Prefeitura oferecido à população desde 2001 (Lei Municipal nº 13.131/2001). Nesses anos de atuação, mais de 1,5 milhão de animais, entre cães e gatos, foram esterilizados cirurgicamente.

O programa prevê atendimento feito por clínicas contratadas ou ainda por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social. A estimativa anual é de mais de 100 mil castrações, podendo sofrer alterações em virtude da programação de ações especiais.

O investimento anual do Programa de Controle Reprodutivo é de R$ 14,3 milhões. Em 2023, foram esterilizados pelo Programa Municipal 105.015 animais, entre cães e gatos. Na cidade de São Paulo, a estimativa é de 2,7 milhões de animais domésticos domiciliados, sendo 1,9 milhão de cães e 810 mil gatos.

AGENDAMENTO ONLINE

O primeiro passo é buscar o serviço "Castração de cães e gatos" no menu do Portal SP 156 e fazer o cadastro. Em seguida, basta preencher um formulário online informando os dados do animal que deseja castrar.

Será preciso enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso, é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais.

Documentos obrigatórios:

- Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;

- Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;

- Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

O serviço é gratuito e está disponível a todo munícipe que mora na cidade de São Paulo. Clique aqui e saiba mais.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha