Após obras de recuperação, Prefeitura de SP entregará viaduto Santa Ifigênia com arquitetura original

Investimento da atual gestão em um dos cartões postais da cidade é de R$ 6,7 milhões; conclusão está prevista para agosto deste ano

A Prefeitura de São Paulo irá entregar o viaduto Santa Ifigênia, no centro da cidade, mais seguro e com sua arquitetura original, após obras de recuperação de um dos cartões postais paulistanos.

As obras começaram após a Prefeitura de São Paulo constatar problemas de segurança como a deterioração da estrutura, fissuras, infiltrações e corrosão nas armaduras metálicas. Trata-se da maior intervenção já feita no local, com um investimento de R$ 6,7 milhões. A conclusão da obra está prevista para agosto deste ano.

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Vista aérea do viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, que passa por obras de recuperação - Edson Lopes Jr./SECOM

Os trabalhos de recuperação do viaduto foram autorizados pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e visam preservar as características originais do viaduto, como as tradicionais pastilhas, além de recuperar elementos arquitetônicos descaracterizados.

A Prefeitura encomendou pastilhas personalizadas idênticas às atuais em uma fábrica de Tambaú (SP), em razão da indisponibilidade no mercado das pastilhas no tamanho original, de 2 cm x 2 cm. Serão trocados cerca de 3.300 m2 de piso.

As ações no Santa Ifigênia integram o Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos. Estão incluídos serviços de reparos rasos e profundos, tratamento de fissuras, recuperação de juntas de dilatação, pintura com verniz antipichação, pintura de estruturas metálicas, proteção de guarda-corpos, recuperação de aparelhos de apoio metálicos e melhorias no sistema de drenagem. Além disso, serão realizadas a impermeabilização e a reconstrução da laje do viaduto.

O viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 26 de julho de 1913. Sua estrutura, de estilo art noveau, foi trazida da Bélgica. Liga dois pontos históricos, o Largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, e permite a travessia sobre o vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha