Com fila zerada, creches de SP têm atendimento integral e 5 refeições ao dia

Prefeitura de São Paulo atende mais de 300 mil bebês e crianças na rede municipal; até o fim do ano meta são 45 unidades educacionais entregues

Mais de 300 mil bebês e crianças de 0 a 3 anos recebem atendimento integral em 100% das creches da rede municipal de São Paulo. A capital paulista já supera a porcentagem nacional que é de 57% de crianças atendidas no período integral nas creches de todo o país.

Esse atendimento integral é garantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), pois compreende que o desenvolvimento e o bem-estar de uma pessoa são estabelecidos na primeira infância, quando o cérebro da criança recebe influência das experiências e das interações com o ambiente.

Para orientar o atendimento às crianças nas creches da rede municipal de São Paulo, a SME possui o Currículo da Cidade - Educação Infantil, um documento que traz diretrizes para o trabalho quanto às atividades no dia a dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.

Crianças na sala de recreação do CEI Monsenhor Jonas Abib, no Butantã, inaugurado em dezembro de 2023
Crianças na sala de recreação do CEI Monsenhor Jonas Abib, no Butantã, inaugurado em dezembro de 2023 - Edson Lopes Jr./SECOM

Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura mantém a fila da creche zerada por meio de parceria com entidades da sociedade civil que mantêm atendimento à primeira infância, da ampliação de vagas nas unidades já existentes e da inauguração de novas creches.

Desde o ano passado, a Prefeitura inaugurou 21 unidades educacionais. São 17 Centros de Educação Infantil (CEIs), três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), que atende a faixa etária de 0 a 5 anos. Até o fim deste ano, a meta da atual gestão é atingir a marca de 45 unidades educacionais entregues à população.

Além disso, as mães que buscam atendimento podem matricular seus filhos durante o ano todo. O sistema de vagas compatibiliza e prioriza o encaminhamento para as unidades mais próximas dos endereços cadastrados.

Crianças que moram a partir de 1,5 km de distância da unidade educacional têm direito ao Transporte Escolar Gratuito (TEG).

REFEIÇÕES SAUDÁVEIS

As creches municipais oferecem refeições nutritivas às crianças, com cardápio elaborado por nutricionistas, que priorizam a oferta de alimentos in natura e minimamente processados.

Diariamente são servidas cinco refeições diárias: café da manhã, uma refeição rápida antes do almoço, que pode ser composta por frutas e sucos, almoço, lanche e refeição da tarde.

A SME também garante a distribuição de leite e fórmula láctea para as crianças matriculadas na Educação Infantil da rede. Para receber o benefício as famílias devem estar cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único).

A entrega da fórmula láctea para menores de um ano é feita todos os meses na própria creche. Para os demais, o leite em pó integral é entregue em casa pelos Correios, a cada quatro meses.

Quando a taxa Selic cai, há um investimento maior do setor privado e o dinheiro circula melhor na economia. Ela também acaba colocando um viés de queda na taxa do financiamento imobiliário, um fator importantíssimo para o mercado

Ely Wertheim

presidente executivo do Secovi-SP

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha