Prefeitura de SP amplia vacinação contra dengue a todas as crianças de 10 a 14 anos

Imunização começa nesta quinta-feira (11) nas 471 UBSs, de segunda a sexta, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas

A Prefeitura de São Paulo ampliou a vacinação contra a dengue a todas as crianças de 10 a 14 anos que moram ou estudam na capital a partir desta quinta-feira (11). A medida abrange os estudantes das redes pública e privada.

As 471 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão preparadas para aplicar a vacina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, no mesmo horário. A capital recebeu um total de 177.679 doses do imunizante do PNI (Programa Nacional de Imunização).

.
Estudante recebe dose de vacina contra a dengue em unidade de saúde da capital; Prefeitura recebeu mais de 177 mil doses do imunizante - Divulgação/SMS

As doses começaram a ser distribuídas nas unidades de saúde ontem (10). Para ser vacinada, a criança precisa estar acompanhada de um responsável, portando documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência ou escolar. Para ser vacinada, a criança não pode ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses.

Por meio de uma parceria com a SME (Secretaria Municipal da Educação), a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) vai orientar pais e responsáveis para que levem as crianças para as unidades de saúde de referência de sua região para a vacinação.

As informações sobre a vacinação contra a dengue estão disponíveis na página "De Olho na Carteirinha".

A Prefeitura já aplicou até o momento 2.084 doses da vacina em UBSs nos distritos de Itaquera (zona leste) e Vila Jaguara (zona oeste). Veja mais aqui.

AÇÕES CONTRA A DENGUE

A Prefeitura vem intensificando o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue desde o início deste ano. Em março, a atual gestão anunciou incremento de R$ 240 milhões no investimento nas ações de reforço no combate à dengue, que incluem:

  • Ampliação do horário de funcionamento das AMAs

  • Contratação de médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde

  • Aumento em seis vezes do número de agentes nas ruas, que passou de 2.000 para 12 mil

  • Mais 30 caminhonetes para nebulização

  • Inclusão de 3.200 agentes do POT (Programa Operação Trabalho) e de mais de 6.000 Mães Guardiãs. Veja mais aqui.

Neste ano, a Prefeitura já realizou mais de 4.351.707 ações de combate ao Aedes aegypti na capital, como visitas casa a casa, vistorias a imóveis, ações de bloqueios de criadouros, nebulizações com drones aplicando larvicida. Veja aqui as medidas adotadas pela atual gestão no combate à dengue.

No combate ao mosquito transmissor da dengue, a participação da população é fundamental, informando à Prefeitura sobre a existência de possíveis criadouros. Basta enviar uma mensagem para o WhatsApp do 156 (11 937123805), informando os dados do local de criadouro.

Em um prazo de 48 horas, a Prefeitura enviará equipes ao local para fazer as ações necessárias. Além disso, para fiscalizar possíveis focos de dengue na cidade, os cidadãos podem fazer a solicitação por meio dos canais oficiais da Prefeitura 156 ou diretamente no site.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha