Prefeitura monta tendas para distribuição de refeições quentes, cobertores e atendimento de vulneráveis

Dez tendas da Operação Baixas Temperaturas estão espalhadas pela cidade, atendendo das 18h à 0h toda vez que a sensação térmica atingir 13 graus centígrados ou menos; veterinários irão atender, vermifugar e microchipar pets

A Prefeitura de São Paulo ativou a Operação Baixas Temperaturas (OBT) desde segunda-feira (27) em razão da previsão de frio intenso para os próximos dias. A ação, que envolve várias secretarias e órgãos da atual gestão, é acionada sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13 graus centígrados ou menos.

Com a ativação da OBT, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social monta dez tendas estratégicas em pontos estratégicos das cinco regiões da cidade para atender e acolher a população em situação de rua ou vulnerabilidade.

As tendas instaladas funcionam das 18h à 0h. Cada uma delas oferece alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Também são distribuídos cobertores e feitos encaminhamentos para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Profissionais da saúde estão nas tendas para fazer a atualização vacinal dos atendidos, caso seja necessário.

.
Pessoas em situação de vulnerabilidade recebem apoio durante Operação Baixas Temperaturas - Paulo Guereta/secom

O encaminhamento é feito quando as pessoas em situação de rua aceitam ser acolhidas. Nesse caso, é disponibilizado transporte até os serviços, que têm espalho para pernoite, banho, jantar e café da manhã.

Em junho do ano passado, durante a vigência da OBT, a Prefeitura chegou a atender mais de 60 mil pessoas. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura, é prevista a chegada de uma frente fria que provocará chuva generalizada, rajadas de vento e acentuado declínio da temperatura nos próximos dias.

Durante a vigência da OBT, haverá aumento de vagas sem serviços da rede socioassistencial e criação de novos serviços para acolhimento emergencial. Até o momento, já estão disponibilizadas 1.200 vagas emergenciais e de acolhimento.

A população, por meio da central 156 (ligação gratuita) pode solicitar a abordagem social das pessoas em situação de rua. O serviço funciona 24 horas e a solicitação pode ser anônima.

PETS

Na OBT, veterinários irão examinar os animais companheiros das pessoas em situação de rua. Serão distribuídos aos pets potes para hidratação e petiscos. A cada noite, uma equipe veterinária estará em uma das dez tendas, realizando vacinação e vermifugação, além do registro geral do animal (RGA) e microchipagem.

Endereços das tendas:

  • Região central - praça da República e praça Marechal Deodoro;
  • Região sul - Santo Amaro (praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (praça José Boemer Roschel);
  • Região norte - Santana (praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (praça Novo Mundo);
  • Região leste - Guaianases (praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (rua Gilberto Gomes Mota, acesso à avenida Jacu-Pêssego, lado direito) e Mooca (praça Cid José da Silva Campanella);
  • Região oeste - Lapa (rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

* Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha