As 25 mil pessoas que vivem no Parque Central, em Guaianases, zona leste da cidade, foram beneficiadas com o Parque Linear da Vila Princesa Isabel, que a Prefeitura de São Paulo entregou no final de maio após revitalizar a área, com a contenção das margens do córrego local para evitar enchentes e a instalação de uma ampla área de lazer.
Um dos objetivos de um parque linear é proteger e recuperar áreas de preservação permanente e propiciar áreas verdes destinadas à conservação ambiental, entretenimento e atividades culturais, com infraestrutura para o lazer, como equipamentos de ginástica e parque infantil.
No local, a atual gestão fez as contenções de margens de córrego e revitalizou a área, com a construção de quadra, do passeio e a pavimentação de vielas, representando um investimento de R$ 52,8 milhões. A requalificação do entorno facilitou o trânsito local, que compreende a praça Linear na avenida Ribeirão Itaquera e o pontilhão na Travessia Seringais x rua Rodolfo Albino Silva.
Assim, onde antes havia alagamentos, agora há um espaço de lazer com quadra poliesportiva, pista de caminhada, playground, academia, pergolado, quiosques e paisagismo em geral e grama sintética.
Além disso, o espaço abriga ainda uma pista de skate, que teve o projeto aprovado pelo hexacampeão mundial da modalidade, Sandro Dias, o Mineirinho, que deu sugestões ao projeto para a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).
NOVA PONTE
Próximo ao parque linear, a Prefeitura está construindo uma ponte sobre o ribeirão Itaquera, resultado da indicação do Conselho Participativo, que é um organismo autônomo da sociedade civil e tem, entre outras funções, zelar para que os direitos da população sejam atendidos.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha