Prefeitura implanta 52 km de faixas exclusivas de ônibus e ultrapassa meta prevista

Sistema que dá mais agilidade ao transporte público e conforto ao passageiro foi instalado em todas as regiões de São Paulo, que atinge a marca de 588 km

Desde o início da atual gestão, em 2021, a Prefeitura de São Paulo já implantou 52,66 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus e superou em 5% o objetivo estabelecido em seu Programa de Metas 2021-2024, que era de 50 quilômetros. A meta foi batida em janeiro, quando foi implantada a faixa da avenida das Cerejeiras, Vila Maria, zona norte da cidade, com extensão de 2,4 quilômetros.

Entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, a cidade ganhou 20,52 quilômetros desse sistema, que permite melhorar a mobilidade urbana da capital e faz parte do conjunto de ações da Prefeitura para trazer mais eficiência ao sistema de transporte público, com maior fluidez, redução do tempo das viagem e regularidade das partidas programadas.

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Faixa exclusiva de ônibus agiliza transporte público e dá conforto aos passageiros; cidade já tem 588 km com essa infraestrutura - Divulgação

Em um ano, foram entregues as seguintes extensões por região:

  • Zona leste: 24,56 quilômetros
  • Zona norte: 9,76 quilômetros
  • Zona sul: 9,57 quilômetros
  • Zona oeste: 7,21 quilômetros
  • Centro: 1,56 quilômetros

Com as novas faixas exclusivas de ônibus criadas desde 2021, são 588 quilômetros desse tipo de infraestrutura para atender o transporte coletivo municipal da cidade que conta, diariamente, com a operação de cerca de 12 mil ônibus divididos em 1.300 linhas e uma média de 7 milhões de embarques de passageiros.

As faixas exclusivas foram implantadas por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha