Projeto da Prefeitura de SP de apoio a empreendedores completa 6 anos

Com espaços em todas as regiões da cidade, Projeto Teia, gratuito, oferece estações de trabalho, com internet e salas de reunião, além de capacitação; serviço já registra mais de 207 mil acessos

A imagem mostra um ambiente de trabalho colaborativo com várias pessoas. No fundo, há um mural colorido de uma mulher com cabelo verde e adornos. À frente, duas pessoas estão sentadas em mesas de trabalho com computadores, enquanto outras duas estão em um sofá. O ambiente é bem iluminado e possui piso de cerâmica branca.

Empreendedores utilizam espaço do Teia Taipas, na zona norte da cidade Paulo Guereta/SECOM

O projeto do Teia (espaço colaborativo de trabalho), criado pela Prefeitura de São Paulo em 2019 para apoiar empreendedores, completou seis anos no último dia 22 de maio. Foram mais de 207 mil acessos no período.

Atualmente, são 22 unidades espalhadas pela cidade que oferecem estrutura completa de trabalho, capacitação e apoio aos empreendedores, de forma gratuita. São espaços que possuem estações de trabalho, computadores, internet sem fio e salas de reuniões para que os empreendedores possam utilizar e desenvolver seus negócios.

Além disso, disponibiliza programação mensal gratuita de qualificação, com cursos, oficinas e palestras, e encontros para ampliação das redes de contato. O projeto é operado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Há unidades em todas as regiões de São Paulo, sendo seis na zona norte: Jaçanã, Perus, Taipas, Parque Novo Mundo, Pinheirinho D'Água e Cachoeirinha; seis na centro-oeste: Butantã, Centro, Pinheiros (Green Sampa), Jardim Edite, Lapa e Vergueiro; quatro na leste: Cidade Tiradentes, Itaquera, São Miguel Paulista e Vila Curuçá; e seis na sul: Interlagos, Santo Amaro, Parelheiros, Três Lagos, Grajaú e Heliópolis.

Primeira unidade inaugurada, o Teia Taipas registrou mais de 32 mil acessos desde 22 de maio de 2019. De janeiro de 2024 a abril deste ano, promoveu mais de 400 atividades gratuitas. Os temas das capacitações foram desde marketing e vendas até beleza, finanças, serviços gerais e tecnologia.

Participantes do Teia Taipas aprovam o programa. A enfermeira aposentada Joiceli Aparecida Marques dos Santos Barreto, 56, produz sabonetes artesanais, velas aromáticas, incensos e outros produtos para complementar a renda.

"Fiz um curso e passei a ter uma visão do que é empreender. Aprendi como precificar e onde encontrar meu público-alvo. Comecei a participar de feiras e aprendi a lidar com Instagram, Facebook e outras mídias, onde faço postagens sobre os meus produtos."

Já o aposentado Antonio Raimundo Nunes Rodrigues de Oliveira, 75, diz que encontrou no Teia uma forma alternativa de empreender. Ele não visa renda, pois trabalha como instrutor de segurança privada em escolas particulares.

Bacharel em direito e pós-graduado em pedagogia, é um empreendedor voluntário em diversas unidades do Teia. Credenciado pela Polícia Federal, ministra cursos gratuitos para formar porteiro, controlador de acesso, recepcionista, telefonista, segurança desarmada e fiscal de loja.

"Tem sido uma experiência muito satisfatória. Contribuo com a sociedade ensinando o que sei e formando profissionais que terão novas oportunidades no mercado de trabalho."

SAMPA CAST

O programa também busca se atualizar para atender as novas formas de empreender e comunicar. Recentemente, foi criado o Sampa Cast, estúdio gratuito de podcast e videocast disponível em cinco unidades dos Teias (Heliópolis, Lapa, Vergueiro, São Miguel Paulista e Green Sampa).

Neles, há infraestrutura completa e equipe técnica dedicada para atender os usuários e ampliar o acesso à produção de conteúdo audiovisual, fortalecendo a presença digital de empreendedores e criadores.

Para utilizar os espaços, os empreendedores devem fazer o agendamento pelo link da ADE SAMPA ou obter mais informações pelo site da agência.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo