O Centro Esportivo José Bonifácio, na zona leste da cidade, foi entregue totalmente requalificado pela Prefeitura de São Paulo no último dia 10 de maio. Com investimento de R$ 33,7 milhões, o espaço foi revitalizado, ganhou novas instalações e foi transformado em uma unidade do Centro OlÃmpico Municipal.
A revitalização do centro incluiu a reforma completa da infraestrutura existente e a implantação de novos espaços esportivos, como parte da estratégia de descentralização da Rede OlÃmpica Municipal, que já conta com um centro olÃmpico na zona sul, e objetiva levar o esporte profissional para todas as regiões.
O centro esportivo está localizado na rua Ana Perena, 110, Cohab 2, Itaquera, e registra uma frequência média mensal estimada em 15 mil pessoas. Da requalificação, constam também as câmeras do programa Smart Sampa, que visam dar mais segurança aos usuários.
Agora, o local oferece quadras de malha, ginásios poliesportivos, quadras abertas, piscina coberta, academia especializada para atletas, um grande ginásio de lutas, campo de futebol, quadras de areia, vestiários renovados, pista de skate, quadra de basquete com piso especial, além de nova sala administrativa e sistemas hidráulico e elétrico totalmente refeitos.
Os trabalhos de revitalização e construção de novas áreas no espaço foram iniciados em dezembro de 2022 e concluÃdos em abril deste ano. Nesse perÃodo, o equipamento esportivo permaneceu fechado, sendo parcialmente reaberto à população em outubro de 2024.
Com a inauguração do novo centro olÃmpico, a zona leste passa a contar com mais um importante polo de formação esportiva e inclusão social. Já estão em funcionamento atividades como boxe, judô, wrestling e hidroginástica, esta última, inédita na região. A população também pode participar de aulas e de práticas esportivas de futsal, futebol de campo, basquete, entre outras modalidades.
"Ando de skate desde os 10 anos e tinha que andar na rua, na praça Brasil. Ter esse espaço é maravilhoso. Uma área muito boa, excelente para o pessoal treinar, se dedicar e sair daqui como profissional", contou o skatista Nick Faria Duarte.
O lutador de jiu-jitsu Milton Mascarenhas, 41, disse que os tatames antigos eram rústicos. "Não havia placar nem infraestrutura para o boxe, e agora está bem melhor. Temos até ar-condicionado."
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo