Transporte público hidroviário de SP é utilizado por 28 mil passageiros no primeiro mês

Aquático-SP conta com duas embarcações na represa Billings, na zona sul, leva de 12 a 17 minutos para transportar usuários; sistema é integrado com ônibus e trem

Cerca de 28 mil pessoas já utilizaram o Aquático-SP para se locomover e, com isso, diminuir o tempo nas viagens. Esse é o número registrado entre os dias 13 de maio e 10 de junho na Operação Assistida do novo sistema de transporte que funciona na represa Billings. Desde o último dia 27 de maio, as duas embarcações utilizadas estão operando das 10h até as 17h30.

O Aquático-SP é o primeiro transporte público hidroviário da cidade, inaugurado pela Prefeitura de São Paulo, que beneficia uma região com 385 mil moradores. Clique aqui e saiba mais sobre o sistema.

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Bororé 1, uma das duas embarcações que fazem a travessia da represa Billings por meio do Aquático-SP - Edson Lopes Jr./SECOM

No primeiro mês de operação do Aquático-SP, foram realizadas 862 viagens, considerando ida e volta. O dia de maior movimento foi 30 de maio, quando 1.376 passageiros utilizaram as embarcações para seus deslocamentos.

A travessia por meio de embarcações permite diminuir o tempo de percurso entre os terminais Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista Bruno Covas, na zona sul, para 17 minutos. O mesmo trecho feito por via terrestre dura uma hora e 20 minutos. Durante a Operação Assistida, que seguirá até o dia 31 de dezembro deste ano, as viagens são gratuitas.

EMBARCAÇÕES E INTERLIGAÇÃO

Duas embarcações são utilizadas pelos moradores na travessia da Billings. Uma é o Bororé 1, com capacidade para 60 pessoas sentadas durante a Operação Assistida, que realiza o trajeto de 5,6 quilômetros em cerca de 17 minutos. A outra é o Biguá 2, com 30 assentos, leva 12 minutos para fazer o percurso. De ônibus, em média, um passageiro levaria uma hora e 20 minutos para chegar ao destino.

O Bororé 1 tem espaço para cadeirante, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário, também acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Além desse novo modal de transporte, quem vive na região ganhou mais duas linhas de ônibus elétricos que fazem a interligação dos terminais hidroviários com o bairro Cantinho do Céu e o Terminal Santo Amaro, onde também pode ser feita a integração com trens. A SPTrans, responsável pelo Aquático-SP, trabalha para expandir o sistema para a região do Cocaia.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha