Operação São Paulo Limpa recolhe 173 toneladas de lixo em um só dia, um recorde

Ação é realizada toda semana pela Prefeitura de São Paulo em todas as regiões da cidade e reforça o compromisso com a zeladoria do município

A imagem mostra um grupo de trabalhadores realizando jardinagem à noite. Eles estão vestidos com uniformes laranja e capacetes azuis, e estão cercados por plantas e grama recém-cortada. Há iluminação artificial ao fundo, e a cena é em um espaço urbano com árvores e um veículo próximo.

Operação São Paulo Limpa recolhe, em um dia, 173 toneladas de lixo e poda 233 árvores Ciete Silverio/Divulgação

Como forma de reforçar as ações diárias de zeladoria, a Prefeitura de São Paulo criou a Operação São Paulo Limpa, um mutirão que envolve milhares de colaboradores e acontece em toda a cidade.

Uma única operação realizada em fevereiro apresentou números superlativos: foram recolhidas 173,1 toneladas de lixo das ruas, quantidade recorde, limpos 908 bueiros, varridos 100 km de vias e podadas 233 árvores. Também foram pintados e capinados 100 km de guias e utilizados 59.600 litros de água de reúso.

Ao todo, a cidade conta com mais 3.500 colaboradores que participaram da operação, além de mais de 300 veículos e 16 caminhões hidrojato.

Um trabalhador vestido com um macacão amarelo e um capacete está podando uma árvore à noite. Ele utiliza uma ferramenta de poda com cabo longo. O ambiente é iluminado por luzes artificiais, e há outras árvores ao fundo, além de veículos visíveis na estrada.
Ciete Silverio/Divulgação

O mutirão é realizado também para sensibilizar a população sobre a importância de fazer o descarte do lixo em locais apropriados e nos horários adequados, principalmente em regiões com histórico de descarte irregular e de alagamentos. Nesse período de chuvas, até mesmo o lixo domiciliar, se colocado em horário diferente do da coleta, agrava a ocorrência de enchentes.

Iniciada em janeiro, a Operação São Paulo Limpa passa agora a ser semanal, sempre aos sábados.

A imagem mostra trabalhadores realizando atividades de manutenção à noite. Eles estão vestidos com coletes refletivos laranja e amarelo, e alguns usam capacetes. Há uma máquina de construção ao fundo, e a iluminação é fornecida por refletores. O ambiente parece úmido, possivelmente devido à chuva, e há árvores e grama ao redor.
Ciete Silverio/Divulgação

OPERAÇÃO SÃO PAULO LIMPA EM NÚMEROS

Ação realizada entre os dias 14 e 15 de março

  • 3.531 colaboradores
  • 316 veículos
  • 173,1 toneladas de resíduos recolhidos
  • 59.600 litros de água de reúso
  • 908 bueiros limpos
  • 100 km de guias pintadas e capinadas
  • 100 km de vias varridas
  • 16 caminhões hidrojatos
  • 233 árvores podadas

ENTULHO E CATA-BAGULHO

Outro ponto que tem recebido destaque da Prefeitura é a coleta de entulho descartado irregularmente na cidade. No ano passado, a Secretaria Municipal das Subprefeituras retirou das ruas mais de 114 mil toneladas de entulho e aplicou 319 multas aos infratores. De 2020 a 2024, foram 300 mil toneladas.

O descarte irregular acontece apesar de a cidade contar com 128 ecopontos para receber esse material e de a Prefeitura realizar, pelo menos uma vez ao mês, a Operação Cata-Bagulho, que percorre as vias da capital fazendo a coleta gratuita de objetos volumosos e materiais sem uso. Um dos serviços de limpeza urbana mais importantes da capital, a Operação Cata-Bagulho saltou de 39,7 mil toneladas de entulho coletadas em 2020 para cerca de 80 mil toneladas no ano passado.

A imagem mostra um caminhão estacionado em uma rua à noite, com trabalhadores usando capas de chuva amarelas e capacetes azuis. Eles estão retirando galhos e folhas do caminhão, enquanto a iluminação artificial ilumina a cena. Ao fundo, há um edifício e fios elétricos visíveis.
Ciete Silverio/Divulgação

O programa recolhe diversos tipos de materiais, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, colchões, sofás e outros objetos volumosos que não cabem nos contêineres da coleta regular, evitando que esses materiais sejam abandonados nas ruas, calçadas e outros locais públicos.

O descarte irregular de entulho, terra e resíduos de qualquer natureza superior a 50 quilos em área pública é crime ambiental na cidade de São Paulo, e sujeito a multa de R$ 25 mil, além de prisão.

Ao presenciar o crime, a denúncia pode ser feita anonimamente para a Guarda Civil Metropolitana pelo número 153.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo