Prefeitura amplia frota de ônibus elétricos e integra câmeras do Smart Sampa

Cidade de São Paulo atinge a marca de 728 veículos elétricos, sendo 527 movidos a bateria; mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono deixam de ser lançadas no ar anualmente

A imagem mostra uma grande fila de ônibus verdes estacionados em um pátio. Os ônibus estão alinhados em várias fileiras, com algumas pessoas caminhando entre eles. Ao fundo, há árvores e uma estrutura alta, possivelmente uma torre de comunicação. O céu está nublado, sugerindo um dia sem sol.

Vista dos ônibus elétricos entregues pela Prefeitura Edson Lopes Jr./SECOM

A Prefeitura de São Paulo reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com as estratégias de segurança urbana. No transporte público, no início de abril, foram entregues 115 novos ônibus elétricos à bateria, totalizando 226 veículos entregues desde janeiro. Além disso, cinco desses ônibus trazem uma inovação: são os primeiros a serem equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa.

Com a entrega feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e pela SPTrans, a cidade alcança 728 veículos não poluentes, sendo 527 a bateria e 201 trólebus, que atendem aos passageiros em todas as regiões de São Paulo e deixam de emitir anualmente mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Em cada um dos cinco ônibus elétricos integrados ao Smart Sampa, há duas câmeras instaladas. Uma na parte dianteira e outra na traseira dos veículos.

Esses equipamentos estão integrados à central de monitoramento do programa com transmissão de dados em tempo real durante todo o período em que estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possível identificar foragidos da Justiça e pessoas desaparecidas, além de flagrar crimes que estejam ocorrendo dentro dos veículos.

A imagem mostra o interior de um ônibus, com assentos azuis e barras de apoio amarelas. No teto, há um dispositivo de segurança e um adesivo que diz 'smart sampa' e 'Sorria! Você está sendo protegido.' O ambiente é bem iluminado e limpo, com espaço livre no corredor.
Câmera do Programa Smart Sampa instalada em veículos novos - Edson Lopes Jr./SECOM

As câmeras estarão ainda protegendo as mulheres, que, por vezes, são vítimas de assédio.

Todos os ônibus proporcionam mais conforto aos passageiros. Eles já são equipados com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi, comodidades que fazem parte da estratégia da atual gestão na ampliação e renovação da frota. Os veículos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.

Os motoristas que já receberam as chaves dos novos elétricos aprovaram o tipo de veículo. É o caso de Erika Nogueira Oliveira, 37, há 17 anos na profissão. "Dirijo cerca de nove horas por dia, e o ônibus convencional é cansativo, pesado. O elétrico é mais leve e tranquilo em relação a tudo", diz Erika, que apoia também as câmeras do Smart Sampa. "Acredito que as câmeras vão acabar inibindo situações de assédio, furto e, até mesmo, brigas entre passageiros."

De acordo com a plataforma E-Bus, que monitora a quantidade de veículos elétricos nas frotas de transporte público no mundo, a cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus não poluentes do país, melhorando a qualidade do ar e reduzindo o impacto ambiental do transporte urbano.

A Prefeitura avalia ainda a possibilidade de incluir novas formas de energia limpa na frota, como os ônibus movidos a gás natural e biometano. A frota da capital conta com mais de 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia.

FAIXAS EXCLUSIVAS E CORREDORES

A Prefeitura também vem realizando outras ações para dar mais agilidade às viagens pelas ruas da cidade. Desde 2021, foram implantados 54 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, superando os 50 quilômetros estabelecidos no Programa de Metas para até o fim de 2024.

A SPTrans também entregou novo trecho do Corredor Itaquera-Líder em 2024, e os corredores Miguel Yunes e Norte-Sul estão em fase de projeto. Há ainda os projetos do BRT Radial Leste, já em obras, e BRT Aricanduva, em fase de licitação.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo