A Prefeitura de São Paulo reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com as estratégias de segurança urbana. No transporte público, no inÃcio de abril, foram entregues 115 novos ônibus elétricos à bateria, totalizando 226 veÃculos entregues desde janeiro. Além disso, cinco desses ônibus trazem uma inovação: são os primeiros a serem equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa.
Com a entrega feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e pela SPTrans, a cidade alcança 728 veÃculos não poluentes, sendo 527 a bateria e 201 trólebus, que atendem aos passageiros em todas as regiões de São Paulo e deixam de emitir anualmente mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Em cada um dos cinco ônibus elétricos integrados ao Smart Sampa, há duas câmeras instaladas. Uma na parte dianteira e outra na traseira dos veÃculos.
Esses equipamentos estão integrados à central de monitoramento do programa com transmissão de dados em tempo real durante todo o perÃodo em que estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possÃvel identificar foragidos da Justiça e pessoas desaparecidas, além de flagrar crimes que estejam ocorrendo dentro dos veÃculos.
As câmeras estarão ainda protegendo as mulheres, que, por vezes, são vÃtimas de assédio.
Todos os ônibus proporcionam mais conforto aos passageiros. Eles já são equipados com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi, comodidades que fazem parte da estratégia da atual gestão na ampliação e renovação da frota. Os veÃculos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.
Os motoristas que já receberam as chaves dos novos elétricos aprovaram o tipo de veÃculo. É o caso de Erika Nogueira Oliveira, 37, há 17 anos na profissão. "Dirijo cerca de nove horas por dia, e o ônibus convencional é cansativo, pesado. O elétrico é mais leve e tranquilo em relação a tudo", diz Erika, que apoia também as câmeras do Smart Sampa. "Acredito que as câmeras vão acabar inibindo situações de assédio, furto e, até mesmo, brigas entre passageiros."
De acordo com a plataforma E-Bus, que monitora a quantidade de veÃculos elétricos nas frotas de transporte público no mundo, a cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus não poluentes do paÃs, melhorando a qualidade do ar e reduzindo o impacto ambiental do transporte urbano.
A Prefeitura avalia ainda a possibilidade de incluir novas formas de energia limpa na frota, como os ônibus movidos a gás natural e biometano. A frota da capital conta com mais de 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia.
FAIXAS EXCLUSIVAS E CORREDORES
A Prefeitura também vem realizando outras ações para dar mais agilidade às viagens pelas ruas da cidade. Desde 2021, foram implantados 54 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, superando os 50 quilômetros estabelecidos no Programa de Metas para até o fim de 2024.
A SPTrans também entregou novo trecho do Corredor Itaquera-LÃder em 2024, e os corredores Miguel Yunes e Norte-Sul estão em fase de projeto. Há ainda os projetos do BRT Radial Leste, já em obras, e BRT Aricanduva, em fase de licitação.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo