Espaço de Brincar é o tema da 46ª edição do Recreio nas Férias, que, neste ano, será realizado entre os dias 7 e 16 de julho. A Prefeitura de São Paulo já abriu as inscrições. A previsão é de 50 mil participantes.
O programa é voltado para bebês, crianças e adolescentes de 0 a 14 anos durante o recesso escolar. Além de participar de atividades que promovem o desenvolvimento fÃsico e cognitivo, todas terão garantidas refeições nutritivas. Para as crianças que têm a partir de 4 anos serão oferecidas três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Já nas creches, serão cinco refeições.
Serão 132 polos distribuÃdos pela cidade, sendo 59 CEUs (Centro Educacional Unificado) que contarão com atividades das 9h à s 16h para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos. Já nas creches, o atendimento será das 7h à s 17h para bebês e crianças de 0 a 3 anos que estão matriculados em qualquer unidade da rede municipal, seja direta ou indireta, mediante inscrição.
O Recreio nas Férias é mais uma ferramenta para potencializar a educação integral e inclusiva, com atividades de cultura, esporte, lazer e até passeios para espaços e instituições como museus, teatros, cinemas e exposições, entre outras.
No último programa realizado, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que aconteceu de 6 a 24 de janeiro deste ano, houve o registro de 32.143 participações (média diária), com 1,7 milhão de refeições servidas.
Naquela edição, os estudantes puderam desenvolver várias atividades. Uma delas, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, foi conhecer parques e viveiros municipais de São Paulo, aprendendo sobre preservação ambiental e desfrutando de atividades ao ar livre em diferentes áreas verdes da cidade.
Em outra, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, os estudantes participaram do projeto educacional "Superguardião", quando visitaram a sede da Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico) e tomaram conhecimento sobre como ter a guarda responsável de um animal, além de promover a socialização entre crianças e pets.
INSCRIÇÕES
Para fazer a inscrição a famÃlia deverá ir a qualquer unidade educacional da rede municipal de ensino ou CEU até o dia 20 de junho, com RG do responsável, RG ou certidão do participante e comprovante de endereço.
A partir do dia 21 de junho, as inscrições permanecerão abertas apenas nos polos CEUs. Não é necessário ser estudante da rede municipal para participar.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo