Prefeitura de SP entrega novas moradias para famílias da zona leste

Apartamentos fazem parte do Residencial Vida Nova, em Itaquera, construído por meio do Pode Entrar, maior projeto habitacional da capital; atualmente, são 43 mil unidades em obras na cidade

A imagem mostra uma área de lazer em um conjunto habitacional. No centro, crianças brincam em um equipamento de playground colorido, enquanto algumas árvores pequenas estão ao redor. Ao fundo, há prédios altos e modernos, com janelas e varandas. Algumas pessoas estão caminhando na área, e o céu está nublado.

Crianças brincam no playground do Residencial Vida Nova Sergio Barzaghi/SECOM

A Prefeitura de São Paulo entregou novas unidades habitacionais na zona leste da cidade. No último dia 10 de julho, mais 142 famílias foram beneficiadas e receberam as chaves dos apartamentos do Residencial Vida Nova, que fica na rua Inácio Donati com a rua Alfredo Ricci, em Itaquera.

Essas novas unidades foram viabilizadas pelo programa Pode Entrar, na modalidade Entidades. O Pode Entrar é o maior projeto habitacional já lançado no município e conta com recursos exclusivos da Prefeitura de São Paulo. Atualmente, são 43 mil unidades em obras.

O programa se subdivide nas modalidades Aquisição, Entidades, Empresas, Melhorias, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Carta de Crédito. No Pode Entrar Entidades, o município arca com os investimentos, enquanto a entidade ou empresa, que no caso do Residencial Vida Nova é a Associação Beneficente Construir, se responsabiliza pelo licenciamento e execução do projeto.

A imagem mostra uma cozinha integrada com uma sala de jantar. Há uma mesa retangular com cadeiras ao redor, e no centro da mesa, há um vaso com flores. Ao fundo, há um armário com um micro-ondas e prateleiras. As janelas têm cortinas claras, permitindo a entrada de luz natural. O piso é de cerâmica clara e as paredes são brancas.
Cada apartamento do Residencial Vida Nova tem 49,17 m² e dois dormitórios - Sergio Barzaghi/SECOM

Desde o início do ano, a Prefeitura já entregou 768 unidades habitacionais por meio dessa modalidade do programa (Edifício Prestes Maia, Residencial Padre Ticão, Residencial Casa Nova e Residencial Santa Bárbara), e 6.174 unidades estão em construção, sendo 4.738 pelo Pode Entrar Entidades e 1.436 pelo Pode Entrar Empresas.

RESIDENCIAL VIDA NOVA

Com investimento de R$ 28 milhões, o Residencial Vida Nova é um condomínio composto por quatro torres com térreo e mais oito pavimentos. Todas as torres possuem elevador. Os apartamentos têm 49,17 m² e contam comdois dormitórios.

A área social inclui playground, quadra esportiva, salão de festas, centro comunitário e quiosque com churrasqueira. Além disso, oferece bicicletário e estacionamento para automóveis, com 12 vagas para carros e 18 para motos.

A imagem mostra um corredor com um elevador à esquerda. O elevador está aberto, revelando seu interior. Na parede ao lado do elevador, há um aviso de perigo com a inscrição 'PERIGO ALTA TENSÃO' e um símbolo de eletricidade. Também há um sinal de alerta amarelo com um símbolo de raio. À direita, há um extintor de incêndio vermelho e uma porta fechada. O piso é de cerâmica clara e as paredes são brancas.
Cada uma das quatro torres do Residencial Vida Nova possui elevador - Sergio Barzaghi/SECOM

Uma das beneficiadas é a autônoma Raquel Guedes, 33. "Visitei o apartamento e me emocionei, pois está tudo muito lindo. Só espero coisas boas na minha nova casa", afirmou.

Já a diarista Luzia Cordeiro Lemes, 53, destacou o fato de conseguir um imóvel. "Eu morava de favor e agora vou ter o que é meu. Estou muito emocionada, pois é uma alegria muito grande ter uma moradia própria."

Pagando aluguel há anos, a auxiliar de limpeza Verônica Maria da Silva, 42, disse estar satisfeita por poder pagar por algo que é dela. "Não vejo a hora de pegar a chave e poder entrar. Até me ajoelhei quando fui visitar o meu apartamento, pois agora vou pagar por algo que é meu."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo