Soluções adotadas na nova Ponte do Guaíba (RS) preservam o meio ambiente

Iniciativas deram à construtora o Prêmio Eco 2018, o mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do país

Ponte do Guaíba Ari Versiani/Queiroz Galvão

Com a priorização do uso de peças pré-moldadas, a nova Ponte do Guaíba, inaugurada no dia 10 de dezembro, foi erguida com soluções de engenharia de baixo impacto para o meio ambiente gaúcho. Em vez de produzir todo o concreto no local das obras, como é feito convencionalmente, a Construtora Queiroz Galvão optou pela pré-moldagem, quando as peças são confeccionadas em indústrias e levadas posteriormente ao local da construção.

A medida evita a poluição do solo com resíduos de cimento, madeira, ferro e óleo. Também diminui o risco de acidentes de trabalho pela não necessidade do uso de andaimes para os operários. Um bom exemplo dessa sustentabilidade é o grande ganho ambiental para o Parque Delta do Jacuí, unidade de conservação que abrange 14.242 hectares nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Triunfo, Charqueadas e Eldorado do Sul.

A área do parque estava ocupada irregularmente, com grande quantidade de lixo, inclusive o hospitalar, e muitos resíduos domésticos. A construção elevada da ponte permite um programa de recuperação do parque e das áreas degradadas.

Outro indicador sustentável foi a boa captação de efluentes. A vazão líquida dos bueiros da obra foi drenada por uma caixa onde foi feita a separação automática desses materiais. Essa regra evitou a dispersão de resíduos nocivos que contaminariam o leito do rio e o solo nas proximidades da ponte. Um bom exemplo é o trecho da via elevada sobre a Ilha do Pavão, construído de uma maneira que permitiu a circulação da fauna local e não afetou a vegetação.

A construtora também promove ações de conscientização ambiental junto à comunidade local com palestras, narração de histórias e atividades educativas em 28 escolas, com o envolvimento de 722 professores e 1.581 alunos. Todas essas iniciativas deram à Queiroz Galvão o Prêmio Eco 2018, o mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do país, concedido pela Câmara Americana de Comércio.

LEIA TAMBÉM

Reassentamento traz melhoria de vida para mais de mil famílias

Ponte do Guaíba resolve gargalo e vira referência de engenharia