Reassentamento traz melhoria de vida para mais de mil famílias no entorno da nova Ponte do Guaíba

Moradores tiveram três opções: compra assistida, indenização ou a construção de uma nova residência

Ponte do Guaíba Ari Versiani/Queiroz Galvão

A nova Ponte do Guaíba trouxe impacto positivo para mais de mil famílias do entorno do traçado planejado para a obra nas comunidades de Tio Zeca e Areia (TZA), Ilha Grande dos Marinheiros, Parque Delta do Jacuí e Bairro Arquipélago.

Em andamento desde 2014, o reassentamento proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e coordenado pelo Consórcio Ponte do Guaíba (formado pela Queiroz Galvão e EGT Engenharia) busca dar todas as condições básicas para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades.

Foram oferecidas três opções aos moradores: compra assistida, na qual o DNIT adquire um imóvel para a família (o valor varia de acordo com o número de integrantes); indenização; ou a construção de uma nova residência em outro ponto da região. Em maio de 2018, o DNIT e o consórcio reconvocaram as famílias inscritas para validar o cadastramento realizado em 2014 e atualizar o andamento dos processos de reassentamento.

Cada grupo recebeu esclarecimentos sobre as modalidades de reassentamento e teve a chance de manter ou trocar a escolha. A transferência das famílias começou em fevereiro de 2019, seguindo o cronograma atualizado da construção da ponte.

As mudanças se iniciaram pela Ilha Grande dos Marinheiros. Até outubro deste ano, 513 famílias da Ilha Grande já tinham se mudado e recebem acompanhamento remoto para saber o grau de satisfação delas. Por causa da pandemia do novo coronavírus, em março foram paralisados os reassentamentos das famílias da comunidade Tio Zeca e Areia. Em reunião em outubro com representantes da TZA, foi decidida a retomada das ações a partir do próximo ano.

LEIA TAMBÉM

Reassentamento traz melhoria de vida para mais de mil famílias

Ponte do Guaíba resolve gargalo e vira referência de engenharia