Roadcard avança na consolidação do Banco do Caminhoneiro

Pamcard lança a conta digital e pavimenta o caminho para o Banco do Caminhoneiro; cadastro positivo de 2,5 milhões de clientes e solidez da Pamcary na parceria são diferenciais

Roadcard avança na consolidação do Banco do Caminhoneiro

Roadcard avança na consolidação do Banco do Caminhoneiro Quintin Gellar no Pexels

Líder em meios de pagamento de frete e pedágio, a Roadcard lança o Pambank, uma conta digital desenvolvida com foco no público caminhoneiro. A companhia atua no mercado de pagamento de frete e pedágio há 10 anos e movimentou R$ 11 bilhões em frete em 2021.

A conta digital Pambank oferece todas as facilidades que os caminhoneiros precisam para ter autonomia de movimentar e gerenciar seu dinheiro pelo celular.

"Atrelado a essa conta digital, o caminhoneiro vai continuar utilizando o cartão Pamcard, agora da própria Roadcard, para consumir o saldo de sua conta em estabelecimentos físicos e realizar saques. Ele ainda pode gerar um cartão Pamcard virtual para usar via web", diz Anna Miranda, diretora Comercial e de Marketing da Roadcard.

Em 2022, a Roadcard vai consolidar o projeto do Banco do Caminhoneiro, que, além de disponibilizar todos os serviços bancários, irá oferecer crédito rotativo no seu cartão Pamcard próprio, antecipação de recebíveis para caminhoneiros e transportadores e outras modalidades na prateleira de itens financeiros.

No ano passado, a Roadcard atendeu 2,4 mil clientes e efetuou o pagamento de 300 mil caminhoneiros. "O banco do caminhoneiro é nosso próximo passo. Nossas taxas serão muito mais atraentes e baratas que as dos demais players porque conhecemos o mercado profundamente", afirma Felipe Dick, CEO da Roadcard.

Os trunfos da Roadcard são as parcerias estratégicas e exclusivas com a Pamcary, líder absoluta no mercado de seguros, gerenciamento de riscos e assistência nas estradas, e com o Telerisco, maior serviço de relacionamento do setor, com cadastro positivo de 2,5 milhões de nomes de caminhoneiros e empresas. "Temos informações de toda a cadeia, tanto dos caminhoneiros quanto das transportadoras. Conhecemos o fluxo de pagamentos, tipos de cargas carregadas e veículos, sinistralidade, entre outras informações", afirma Dick.

Caminhão e estímulo à economia

A ampliação da oferta de produtos será estimulada ainda mais pelo novo DT-e (Documento Eletrônico de Transporte), em fase de regulamentação pelo governo federal. O DT-e funcionará como uma carta creditícia ao motorista, facilitando seu acesso a serviços financeiros.

Dados da Roadcard apontam em 30% os caminhoneiros desbancarizados, num contingente de cerca de 1,5 milhão de motoristas habilitados.

"A gente sempre trabalhou com as transportadoras e com os caminhoneiros. Conhecemos a necessidade desse público, e é isto que direciona o desenvolvimento de nossos produtos", destaca Anna Miranda.

Anna aponta o novo banco como um impulso até para a compra de novos caminhões. "Atualmente, o pró-caminhoneiro, linha do BNDES para financiamento, só é acessado pelas grandes empresas. Não alcança o caminhoneiro porque ele carece de crédito e comprovação de renda", diz ela. "O Pambank vai melhorar o ambiente de negócios no Brasil e para o público que mais precisa", completa Anna.

Atualmente, os meios oferecidos pela Roadcard para pagamento de caminhoneiros por meio do Sistema Pamcard incluem, além da conta digital Pambank, cartões pré-pagos emitidos pelo Bradesco e Banco do Brasil, transferência para conta corrente do caminhoneiro por TED e Pix, oferta de vale-abastecimento com 500 postos conveniados com serviço de quitação de frete, e ainda, o pagamento de vale-pedágio via TAG com Sem Parar, Move Mais e Veloe.