LÃder em meios de pagamento de frete e pedágio, a Roadcard lança o Pambank, uma conta digital desenvolvida com foco no público caminhoneiro. A companhia atua no mercado de pagamento de frete e pedágio há 10 anos e movimentou R$ 11 bilhões em frete em 2021.
A conta digital Pambank oferece todas as facilidades que os caminhoneiros precisam para ter autonomia de movimentar e gerenciar seu dinheiro pelo celular.
"Atrelado a essa conta digital, o caminhoneiro vai continuar utilizando o cartão Pamcard, agora da própria Roadcard, para consumir o saldo de sua conta em estabelecimentos fÃsicos e realizar saques. Ele ainda pode gerar um cartão Pamcard virtual para usar via web", diz Anna Miranda, diretora Comercial e de Marketing da Roadcard.
Em 2022, a Roadcard vai consolidar o projeto do Banco do Caminhoneiro, que, além de disponibilizar todos os serviços bancários, irá oferecer crédito rotativo no seu cartão Pamcard próprio, antecipação de recebÃveis para caminhoneiros e transportadores e outras modalidades na prateleira de itens financeiros.
No ano passado, a Roadcard atendeu 2,4 mil clientes e efetuou o pagamento de 300 mil caminhoneiros. "O banco do caminhoneiro é nosso próximo passo. Nossas taxas serão muito mais atraentes e baratas que as dos demais players porque conhecemos o mercado profundamente", afirma Felipe Dick, CEO da Roadcard.
Os trunfos da Roadcard são as parcerias estratégicas e exclusivas com a Pamcary, lÃder absoluta no mercado de seguros, gerenciamento de riscos e assistência nas estradas, e com o Telerisco, maior serviço de relacionamento do setor, com cadastro positivo de 2,5 milhões de nomes de caminhoneiros e empresas. "Temos informações de toda a cadeia, tanto dos caminhoneiros quanto das transportadoras. Conhecemos o fluxo de pagamentos, tipos de cargas carregadas e veÃculos, sinistralidade, entre outras informações", afirma Dick.
Caminhão e estÃmulo à economia
A ampliação da oferta de produtos será estimulada ainda mais pelo novo DT-e (Documento Eletrônico de Transporte), em fase de regulamentação pelo governo federal. O DT-e funcionará como uma carta creditÃcia ao motorista, facilitando seu acesso a serviços financeiros.
Dados da Roadcard apontam em 30% os caminhoneiros desbancarizados, num contingente de cerca de 1,5 milhão de motoristas habilitados.
"A gente sempre trabalhou com as transportadoras e com os caminhoneiros. Conhecemos a necessidade desse público, e é isto que direciona o desenvolvimento de nossos produtos", destaca Anna Miranda.
Anna aponta o novo banco como um impulso até para a compra de novos caminhões. "Atualmente, o pró-caminhoneiro, linha do BNDES para financiamento, só é acessado pelas grandes empresas. Não alcança o caminhoneiro porque ele carece de crédito e comprovação de renda", diz ela. "O Pambank vai melhorar o ambiente de negócios no Brasil e para o público que mais precisa", completa Anna.
Atualmente, os meios oferecidos pela Roadcard para pagamento de caminhoneiros por meio do Sistema Pamcard incluem, além da conta digital Pambank, cartões pré-pagos emitidos pelo Bradesco e Banco do Brasil, transferência para conta corrente do caminhoneiro por TED e Pix, oferta de vale-abastecimento com 500 postos conveniados com serviço de quitação de frete, e ainda, o pagamento de vale-pedágio via TAG com Sem Parar, Move Mais e Veloe.