Hapvida investe em programa de inovação e tecnologia em saúde

Explora teve inscrição de 169 projetos de 90 startups de todas as regiões do país; foco é ampliar a excelência no atendimento

Inovação e tecnologia são pilares fundamentais para consolidar e amplificar qualidade e eficiência em saúde. E a pandemia acelerou para o presente o que era tendência em um futuro próximo. Nos últimos meses, a tecnologia digital e a telemedicina encurtaram distâncias e ampliaram o atendimento à população, ajudando a salvar vidas.

A teleconsulta é um exemplo de uso da tecnologia em saúde que se consolidou em 2020 e que veio para ficar. O Hapvida, um dos maiores sistemas de saúde suplementar do país, com mais de 6,7 milhões de clientes em todas as regiões do Brasil, realizou mais de 200 mil teleconsultas desde abril.

"O trabalho do Sistema Hapvida no combate à Covid mostrou a importância da tecnologia na corrida contra o tempo e para levar qualidade e eficiência de atendimento para todas as regiões do país", afirma Fabio Calzavara, gerente de Inovação & Design do Sistema Hapvida. "A inovação e a tecnologia sempre foram pilares importantes para o grupo. Estão entre os nossos diferenciais. E a ideia é trazer cada vez mais inovação para a cultura da empresa", completa.

O programa Explora representa a mais recente aposta do grupo na tecnologia para melhorar a qualidade de serviços aos clientes. Trata-se do primeiro programa estruturado de inovação aberta com startups de saúde (conhecidas como healthtechs).

A ideia é selecionar, em conjunto com a consultoria parceira Kyvo Design Driven Innovation, cinco startups que possam implementar pilotos em um prazo de até quatro meses, a partir de março de 2021. "O resultado superou nossas expectativas: recebemos inscrições de 169 projetos de 90 startups, vindos de 14 estados, de todas as regiões do país", diz Calzavara.

Os projetos inscritos buscam atender a cinco desafios:

  • Dar escala a programas de saúde preventiva;
  • Implementar uma ferramenta para diagnóstico, gestão e treinamento adequados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais dos clientes;
  • Melhorar a gestão de saúde e bem-estar dos beneficiários a partir do seu histórico na empresa;
  • Criar novas oportunidades a partir dos dados gerados pela empresa;
  • Criar um canal mobile único de comunicação e serviços de RH para os colaboradores do Hapvida.

"Levantamos os desafios com os executivos do grupo, em um processo democrático e colaborativo. E esses cinco pontos refletem bem a nossa visão de presente e futuro: o foco na saúde dos clientes e a busca constante de excelência no atendimento", afirma.

O executivo cita a Maida. health, holding de tecnologia do Sistema, como mais um exemplo de investimento em inovação e tecnologia pelo Hapvida. Entre os destaques da healthtech, que recentemente completou um ano, está o uso de inteligência artificial para o diagnóstico médico de exames via imagens, em especial para atendimentos de urgência, e a combinação de RPA (Robotic Process Automation) com uma inteligência artificial desenvolvida para auxiliar na regulação de solicitações médicas.

A tecnologia é essencial para a integração do sistema verticalizado do grupo, que tem a maior rede própria de atendimento do país, e possibilita a uniformização dos serviços e da qualidade do atendimento. "O investimento em tecnologia e inovação reflete na excelência do atendimento à saúde, fundamental quando o objetivo principal é salvar vidas", conclui Calzavara.