Ser saudável engloba saúde física, social e mental. A saúde oral, por sua vez, está inclusa nesse universo. Não dá para dissociar. E a saúde precisa ser pensada de forma integrada. “Ter um plano odontológico é fundamental para cuidar da saúde de uma forma integrada. O Brasil infelizmente não tem essa cultura. Hoje, cerca de 12% da população têm plano odontológico, mas estamos trabalhando para mudar esse cenário”, afirma Jaqueline Sena, superintendente do plano odontológico do Hapvida.
O Sistema Hapvida conta hoje com mais de três milhões de beneficiários, incluindo os clientes dos planos administrados. “O número de beneficiários de planos odontológicos apresentou crescimento de 69,7% no trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. Pelos números recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Grupo Hapvida, incluindo as operadoras Hapvida, São Francisco, América, RN e Medical, registrou 117.800 novos clientes de dezembro de 2019 a outubro de 2020. O grupo responde por 25% do crescimento do mercado de odontologia no Brasil neste ano.”
O plano odontológico do Hapvida, que existe há mais de 20 anos e é um dos maiores do Brasil, conta com 15 mil dentistas cadastrados em todo o território nacional. Por meio de uma plataforma tecnológica própria, a operadora realiza a gestão da rede de atendimento odontológico em tempo real. “Os beneficiários que acessam o sistema conseguem verificar, de forma simples e rápida, quais dentistas atendem mais próximo de sua casa ou trabalho e as datas disponíveis para consulta. A ferramenta também permite a adaptação da rede credenciada de acordo com a demanda”, explica a executiva.
“Montamos um sistema inovador de georreferenciamento onde dividimos os centros de atendimento por regiões e credenciamos os dentistas melhor qualificados em todas as especialidades”, afirma. Segundo a executiva, a integração das agendas desses dentistas ao sistema garante mobilidade aos clientes e o monitoramento do prazo de marcação das consultas, oferecendo a oportunidade de começar e concluir o tratamento com o mesmo profissional. Esse processo também garante aos dentistas um fluxo de atendimento.
Sena destaca que a estrutura administrativa de gestão do plano de saúde Hapvida — que atende mais de 6,7 milhões de clientes —, é otimizada pela área de planos odontológicos, o que permite um melhor controle da rede com eficiência de custos, reduzindo o valor para o cliente final.
A superintendente aponta, a seguir, os diferenciais do modelo de negócio do plano odontológico Hapvida.
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Foco na prevenção: dependendo do plano, os clientes são avisados quando está na hora da consulta de retorno.
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Internalização das agendas dos dentistas: elas são incorporadas ao sistema, facilitando a marcação das consultas, criando um fluxo de clientes e permitindo o monitoramento do atendimento.
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Sistema de protocolos integrados, onde os riscos de saúde do paciente são considerados para melhor direcionamento do atendimento.
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Tecnologia a serviço do cliente: as consultas podem ser marcadas pelo site, aplicativo de celular ou central de atendimento.
Entre as vantagens de contratar um plano odontológico estão:
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Acesso a consultas e tratamentos, desde limpeza e aplicação de flúor até restaurações, tratamento de canal, extração, raios-x e tratamentos de gengiva.
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Atendimento em casos de emergência.
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Rede credenciada com especialistas em todas as regiões do Brasil.
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Relação custo-benefício: o valor mensal é baixo comparado às despesas básicas de consulta e tratamentos.
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Facilidade na contratação do plano. O processo é simples, pode ser realizado online (por site ou aplicativo) e permite pagamento até por cartão de crédito, com cobrança recorrente.
“Em vez de focar a quantidade de dentistas, priorizamos a eficiência e qualidade do atendimento. E esse sistema fideliza tanto os clientes como os dentistas”, conclui Sena.