Plano odontológico do Sistema Hapvida ultrapassa 3 milhões de clientes

Com alto investimento em tecnologia, a operadora responde por 25% do crescimento do mercado de odontologia no país em 2020

Ser saudável engloba saúde física, social e mental. A saúde oral, por sua vez, está inclusa nesse universo. Não dá para dissociar. E a saúde precisa ser pensada de forma integrada. “Ter um plano odontológico é fundamental para cuidar da saúde de uma forma integrada. O Brasil infelizmente não tem essa cultura. Hoje, cerca de 12% da população têm plano odontológico, mas estamos trabalhando para mudar esse cenário”, afirma Jaqueline Sena, superintendente do plano odontológico do Hapvida.

Jaqueline Sena, superintendente do plano odontológico Hapvida
Jaqueline Sena, superintendente do plano odontológico Hapvida - Divulgação

O Sistema Hapvida conta hoje com mais de três milhões de beneficiários, incluindo os clientes dos planos administrados. “O número de beneficiários de planos odontológicos apresentou crescimento de 69,7% no trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. Pelos números recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Grupo Hapvida, incluindo as operadoras Hapvida, São Francisco, América, RN e Medical, registrou 117.800 novos clientes de dezembro de 2019 a outubro de 2020. O grupo responde por 25% do crescimento do mercado de odontologia no Brasil neste ano.”

O plano odontológico do Hapvida, que existe há mais de 20 anos e é um dos maiores do Brasil, conta com 15 mil dentistas cadastrados em todo o território nacional. Por meio de uma plataforma tecnológica própria, a operadora realiza a gestão da rede de atendimento odontológico em tempo real. “Os beneficiários que acessam o sistema conseguem verificar, de forma simples e rápida, quais dentistas atendem mais próximo de sua casa ou trabalho e as datas disponíveis para consulta. A ferramenta também permite a adaptação da rede credenciada de acordo com a demanda”, explica a executiva.

“Montamos um sistema inovador de georreferenciamento onde dividimos os centros de atendimento por regiões e credenciamos os dentistas melhor qualificados em todas as especialidades”, afirma. Segundo a executiva, a integração das agendas desses dentistas ao sistema garante mobilidade aos clientes e o monitoramento do prazo de marcação das consultas, oferecendo a oportunidade de começar e concluir o tratamento com o mesmo profissional. Esse processo também garante aos dentistas um fluxo de atendimento.

Sena destaca que a estrutura administrativa de gestão do plano de saúde Hapvida — que atende mais de 6,7 milhões de clientes —, é otimizada pela área de planos odontológicos, o que permite um melhor controle da rede com eficiência de custos, reduzindo o valor para o cliente final.

A superintendente aponta, a seguir, os diferenciais do modelo de negócio do plano odontológico Hapvida.

  • Foco na prevenção: dependendo do plano, os clientes são avisados quando está na hora da consulta de retorno.

  • Internalização das agendas dos dentistas: elas são incorporadas ao sistema, facilitando a marcação das consultas, criando um fluxo de clientes e permitindo o monitoramento do atendimento.

  • Sistema de protocolos integrados, onde os riscos de saúde do paciente são considerados para melhor direcionamento do atendimento.

  • Tecnologia a serviço do cliente: as consultas podem ser marcadas pelo site, aplicativo de celular ou central de atendimento.

Entre as vantagens de contratar um plano odontológico estão:

  • Acesso a consultas e tratamentos, desde limpeza e aplicação de flúor até restaurações, tratamento de canal, extração, raios-x e tratamentos de gengiva.

  • Atendimento em casos de emergência.

  • Rede credenciada com especialistas em todas as regiões do Brasil.

  • Relação custo-benefício: o valor mensal é baixo comparado às despesas básicas de consulta e tratamentos.

  • Facilidade na contratação do plano. O processo é simples, pode ser realizado online (por site ou aplicativo) e permite pagamento até por cartão de crédito, com cobrança recorrente.

“Em vez de focar a quantidade de dentistas, priorizamos a eficiência e qualidade do atendimento. E esse sistema fideliza tanto os clientes como os dentistas”, conclui Sena.