Superlaboratório processa 2,6 mi de exames por mês

Recém-inaugurado, Núcleo Técnico Operacional do Hapvida tem capacidade para processar mais de 1.200 tipos de exames

A tecnologia tem sido uma das principais aliadas para o desenvolvimento da saúde no mundo todo. E ela faz toda a diferença em um país de dimensões continentais como o Brasil, encurtando distâncias, agilizando processos e trazendo mais precisão aos exames e diagnósticos.

O Sistema Hapvida é destaque nesse cenário, investindo cada vez mais em tecnologia e inovação. Recém-inaugurado em Recife (PE), o Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Hapvida apresenta um diferencial nos centros de medicina diagnóstica: o controle da produtividade dos equipamentos e a rastreabilidade dos processos em tempo real.

“Do NTO é possível gerenciar todas as unidades laboratoriais do Hapvida espalhadas pelo Brasil. Temos a rastreabilidade completa do processo e fazemos o gerenciamento do parque de equipamentos: em Recife, consigo acompanhar o funcionamento de um equipamento em Manaus”, afirma Cidéria Costa, superintendente de Serviços de Diagnósticos por Imagem e Laboratorial do Sistema Hapvida. O Hapvida é um dos maiores sistemas de saúde suplementar do país, com mais de 6,7 milhões de clientes em todas as regiões do Brasil.

Com investimento de R$ 46 milhões, o NTO é um núcleo operacional com gestão inteligente e capacidade para processar cerca de 2,6 milhões de análises por mês. O Hapvida já tinha laboratórios próprios para realizar exames de urgência, mas o processo era descentralizado. “Com a centralização dos serviços, as cerca de 200 unidades laboratoriais (núcleos técnicos hospitalares) encaminham ao NTO todas as coletas de análises clínicas eletivas e mantemos nas filiais apenas os exames de urgência”, explica.

No total, 15 estados estão sendo atendidos pelo novo polo tecnológico de saúde, que conta com mais de 140 equipamentos automatizados para a realização de mais de 1.200 tipos de exames nas áreas de imunologia, bioquímica, hematologia, coagulação e urinálise. O NTO também oferece soluções digitais que integram 20 laboratórios, monitorando toda a operação, produtividade e qualidade.

O polo é o primeiro a levar inovação e automação laboratorial integrada deste porte ao Nordeste do país. “Queríamos ter uma central de controle para acompanhar desde o momento da coleta do exame até a liberação do resultado. É o que acontece hoje”, afirma a superintendente. Por exemplo: um tubo de exame chega ao NTO e é colocado na esteira automática. A máquina já tem as informações de quais exames serão realizados a partir daquele tubo. A inteligência artificial possibilita a distribuição do material para equipamentos específicos, conforme os exames solicitados.

Em seguida é realizada a primeira análise dos resultados, comparando-os de forma automatizada aos valores de normalidade da população, ao histórico do paciente e cruzando dados com resultados de outros exames daquela pessoa. Se o exame passar pelos critérios de controle de qualidade previamente definidos pelo Hapvida, será repassado para o médico pela plataforma digital da rede.

Outra inovação importante do laboratório é a sala de gerenciamento integrada. Única no país, é responsável pela gestão do NTO, fazendo o gerenciamento em tempo real dos instrumentos, produções, operações e processos.

Cidéria Costa lista, a seguir, as vantagens do polo tecnológico para o cliente.

  • Centralização e otimização dos processos;
  • Diminuição dos prazos;
  • Eficiência em custos.