As páginas especiais sobre o lançamento de "Extermínio: A Evolução", publicadas na Folha de S.Paulo (18/6), foram visualmente inspiradas pelo "Notícias Populares", jornal que circulou pela última vez em 20 de janeiro de 2001. O projeto foi executado pelo Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo, em parceria com a Sony Pictures, que distribui o filme.
Assim como a história de "Extermínio", que retoma sua trama 28 anos depois, a ideia foi trazer o jornal de volta à vida para noticiar como estaria o mundo após décadas de infestação por um vírus que transforma pessoas em canibais.
O NP, lançado em outubro de 1963, passou para o controle do Grupo Folha em 1965. Revolucionou o jornalismo popular com textos curtos, muitas fotos e manchetes de impacto: "Violada em pleno auditório" (de 1967, quando Sérgio Ricardo quebrou seu violão no festival de música); ou "Nasceu o Diabo em São Paulo" (de 1975, da conhecida série sobre o Bebê-Diabo), são algumas de suas manchetes clássicas. Em 1986, sua tiragem média alcançou 113 mil exemplares diários.
O impacto do jornalismo produzido pelo NP é imenso. Tanto que o veículo foi tema de uma série exibida em 2023 pelo Canal Brasil e do livro "Nada Mais Que a Verdade: A Extraordinária História do Jornal Notícias Populares", de Celso de Campos Jr.
*conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha