Em meio à s promoções da Black Friday e com a proximidade das festas de fim de ano, muita gente gasta mais do que cabe no bolso e acaba se endividando. Atenta a isso, a SulAmérica lançou uma campanha inédita para incentivar o consumo consciente e oferecer produtos e serviços voltados à Saúde Integral, conceito que defende cuidados com a saúde fÃsica, emocional e financeira.
"A SulAmérica lançou a campanha SulA Friday para fazer esse alerta de que os cuidados com as finanças são tão importantes quanto fazer as compras e garantir os presentes", diz Marcelo Mello, vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da empresa. Uma pesquisa exclusiva encomendada pela companhia mostrou que a pandemia de Covid-19 pesou, e muito, no bolso do brasileiro (veja no quadro ao lado). E que isso trouxe reflexos também para a saúde fÃsica e emocional.
De acordo com o levantamento, feito em setembro deste ano, seis em cada dez pessoas tiveram de diminuir gastos no perÃodo. "Mas essa realidade tende a ser esquecida diante de tantas propagandas anunciando descontos imperdÃveis", afirma Mello.
Com o slogan "Se dê um desconto e invista no que realmente importa", nas duas primeiras semanas de novembro a companhia promoveu uma reflexão sobre o consumo consciente por meio de publicações na imprensa e postagens nas redes sociais.
Antes de começar a comprar na Black Friday e para as festas de fim de ano, a SulAmérica recomenda que o consumidor examine suas finanças. Verifique quais os valores necessários para quitar contas existentes, como os gastos da casa, mensalidades escolares e outros. Só depois disso estime o total que pode ser usado com presentes.
Na segunda quinzena do mês, os destaques da campanha são os benefÃcios e ofertas promocionais na plataforma SulA Mais, abrigada no site da SulAmérica.
Ao adquirir um plano odontológico da SulAmérica, por exemplo, o cliente ganha acesso a essa plataforma, que reúne descontos e benefÃcios, e tem direito ainda a uma teleconsulta gratuita de Saúde ou Nutricionista. A empresa disponibiliza também descontos em seguro-viagem e novas oportunidades de investimentos.
"A SulAmérica oferece um exclusivo clube de benefÃcios e vantagens com descontos que podem chegar até a 60% para seus beneficiários", declara Mello.
​DÃvida e educação financeira
A pesquisa mostrou que 52% dos brasileiros ficaram estressados com as despesas e compromissos financeiros na pandemia. "Acreditamos que a saúde financeira seja um gatilho que impacta a saúde fÃsica e emocional", diz Mello.Além disso, o levantamento revelou que quatro em cada dez brasileiros estão mais preocupados com a saúde financeira do que com a saúde fÃsica e emocional e, apesar de 67% dos entrevistados dizerem que pensam muito antes de gastar, apenas 21% afirmam que conseguem poupar sempre ou frequentemente. Entre as pessoas de 40 a 60 anos, a chamada Geração X, 42% pegaram empréstimos ou contraÃram dÃvidas no último ano.
Nesse sentido, a SulAmérica oferece assessoria de investimentos por meio da plataforma Órama. Na SulA Friday, a aplicação mÃnima em fundos de renda fixa da Órama baixou de R$ 1.000 para R$ 1. "Os potenciais clientes podem contar com uma equipe de assessores que dão todo o suporte, com indicação dos melhores produtos, de acordo com o perfil e a necessidade das pessoas", afirma Mello. Durante a campanha, a empresa disponibiliza ainda um curso de educação financeira em parceria com a EduK, startup especializada em cursos online.
A educação financeira é especialmente importante porque, segundo a pesquisa, 31% dos entrevistados disseram que consultam companheiro ou companheira na hora de tomar decisões financeiras, e apenas 5% afirmaram se consultar com especialistas em finanças. "A Órama é uma plataforma com uma atuação muito forte em educação financeira, com o intuito de democratizar o acesso a investimentos, para captar e educar o pequeno investidor, iniciante", diz Mello.
Na pesquisa, 36% dos entrevistados disseram ter contraÃdo alguma dÃvida nos últimos 12 meses, sendo que 58% acreditam que vão pagar no prazo. Isso indica que 40% ou mais não vão conseguir quitar as obrigações. "O momento agora é de parcimônia, pois é muito fácil acabar se perdendo nas promoções, e isso faz com que as dÃvidas ainda não quitadas acabem se somando à s novas. Vira uma bola de neve", declara Mello.
Ele observa que o endividamento pode ter um peso muito grande na saúde emocional e fÃsica. Deixar as dÃvidas se acumularem pode impactar ainda mais a vida. "Quando você está endividado, acaba ficando mais ansioso, comendo mais e dormindo mal. As saúdes fÃsica, emocional e financeira estão conectadas, por isso é tão importante equilibrar as três."
Para 2022, o executivo lembra que "estamos saindo de um momento de crise", impactado fortemente pela pandemia. "Precisamos nos redescobrir nessa nova realidade e encontrar quais são os hábitos de vida que nos ajudarão nos próximos anos", conclui.
"Acreditamos que a saúde financeira seja um gatilho que impacta a saúde fÃsica e emocional"
Marcelo Mello, vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica