Na temporada de ofertas, se dê um desconto e invista no que importa

SulAmérica participa do período de grandes promoções, em novembro, promovendoa SulA Friday, para incentivar o consumo consciente e o investimento na Saúde Integral

Em meio às promoções da Black Friday e com a proximidade das festas de fim de ano, muita gente gasta mais do que cabe no bolso e acaba se endividando. Atenta a isso, a SulAmérica lançou uma campanha inédita para incentivar o consumo consciente e oferecer produtos e serviços voltados à Saúde Integral, conceito que defende cuidados com a saúde física, emocional e financeira.

"A SulAmérica lançou a campanha SulA Friday para fazer esse alerta de que os cuidados com as finanças são tão importantes quanto fazer as compras e garantir os presentes", diz Marcelo Mello, vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da empresa. Uma pesquisa exclusiva encomendada pela companhia mostrou que a pandemia de Covid-19 pesou, e muito, no bolso do brasileiro (veja no quadro ao lado). E que isso trouxe reflexos também para a saúde física e emocional.

De acordo com o levantamento, feito em setembro deste ano, seis em cada dez pessoas tiveram de diminuir gastos no período. "Mas essa realidade tende a ser esquecida diante de tantas propagandas anunciando descontos imperdíveis", afirma Mello.

Com o slogan "Se dê um desconto e invista no que realmente importa", nas duas primeiras semanas de novembro a companhia promoveu uma reflexão sobre o consumo consciente por meio de publicações na imprensa e postagens nas redes sociais.

Antes de começar a comprar na Black Friday e para as festas de fim de ano, a SulAmérica recomenda que o consumidor examine suas finanças. Verifique quais os valores necessários para quitar contas existentes, como os gastos da casa, mensalidades escolares e outros. Só depois disso estime o total que pode ser usado com presentes.

Na segunda quinzena do mês, os destaques da campanha são os benefícios e ofertas promocionais na plataforma SulA Mais, abrigada no site da SulAmérica.

Ao adquirir um plano odontológico da SulAmérica, por exemplo, o cliente ganha acesso a essa plataforma, que reúne descontos e benefícios, e tem direito ainda a uma teleconsulta gratuita de Saúde ou Nutricionista. A empresa disponibiliza também descontos em seguro-viagem e novas oportunidades de investimentos.

"A SulAmérica oferece um exclusivo clube de benefícios e vantagens com descontos que podem chegar até a 60% para seus beneficiários", declara Mello.


​Dívida e educação financeira

A pesquisa mostrou que 52% dos brasileiros ficaram estressados com as despesas e compromissos financeiros na pandemia. "Acreditamos que a saúde financeira seja um gatilho que impacta a saúde física e emocional", diz Mello.

Além disso, o levantamento revelou que quatro em cada dez brasileiros estão mais preocupados com a saúde financeira do que com a saúde física e emocional e, apesar de 67% dos entrevistados dizerem que pensam muito antes de gastar, apenas 21% afirmam que conseguem poupar sempre ou frequentemente. Entre as pessoas de 40 a 60 anos, a chamada Geração X, 42% pegaram empréstimos ou contraíram dívidas no último ano.

Nesse sentido, a SulAmérica oferece assessoria de investimentos por meio da plataforma Órama. Na SulA Friday, a aplicação mínima em fundos de renda fixa da Órama baixou de R$ 1.000 para R$ 1. "Os potenciais clientes podem contar com uma equipe de assessores que dão todo o suporte, com indicação dos melhores produtos, de acordo com o perfil e a necessidade das pessoas", afirma Mello. Durante a campanha, a empresa disponibiliza ainda um curso de educação financeira em parceria com a EduK, startup especializada em cursos online.

A educação financeira é especialmente importante porque, segundo a pesquisa, 31% dos entrevistados disseram que consultam companheiro ou companheira na hora de tomar decisões financeiras, e apenas 5% afirmaram se consultar com especialistas em finanças. "A Órama é uma plataforma com uma atuação muito forte em educação financeira, com o intuito de democratizar o acesso a investimentos, para captar e educar o pequeno investidor, iniciante", diz Mello.

Na pesquisa, 36% dos entrevistados disseram ter contraído alguma dívida nos últimos 12 meses, sendo que 58% acreditam que vão pagar no prazo. Isso indica que 40% ou mais não vão conseguir quitar as obrigações. "O momento agora é de parcimônia, pois é muito fácil acabar se perdendo nas promoções, e isso faz com que as dívidas ainda não quitadas acabem se somando às novas. Vira uma bola de neve", declara Mello.

Ele observa que o endividamento pode ter um peso muito grande na saúde emocional e física. Deixar as dívidas se acumularem pode impactar ainda mais a vida. "Quando você está endividado, acaba ficando mais ansioso, comendo mais e dormindo mal. As saúdes física, emocional e financeira estão conectadas, por isso é tão importante equilibrar as três."

Para 2022, o executivo lembra que "estamos saindo de um momento de crise", impactado fortemente pela pandemia. "Precisamos nos redescobrir nessa nova realidade e encontrar quais são os hábitos de vida que nos ajudarão nos próximos anos", conclui.

"Acreditamos que a saúde financeira seja um gatilho que impacta a saúde física e emocional"

Marcelo Mello, vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica