SEM FRONTEIRAS

Unimed Nacional utiliza telemedicina para ampliar o acesso aos serviços de saúde e facilitar a vida de seus clientes

No início do mês, Laura, dois anos e meio, teve uma febre alta que não passava. Estava sem apetite, abatida e dizia que a cabeça doía. Sua mãe, Mayara Braga, a levou ao pronto atendimento de uma clínica infantil, na zona sul de São Paulo, onde o diagnóstico foi feito: dengue. Receberam as orientações médicas e voltaram para casa.

Alguns dias depois, a criança apresentou coceira e vermelhidão pelo corpo, sinais que deixaram a mãe em dúvida se seria consequência da dengue ou uma nova doença. "Fiquei apreensiva e recorri ao serviço de telemedicina do plano de saúde", conta Mayara, que é beneficiária da Unimed Nacional.

A telemedicina da Unimed Nacional oferece plataforma robusta e segura para consultas a distância
A telemedicina da Unimed Nacional oferece plataforma robusta e segura para consultas a distância - Shutterstock

Ela acionou o aplicativo da operadora em seu celular e acessou a plataforma do Pronto Atendimento Virtual, que é gerenciada pela empresa de telemedicina Dr. Online. Em poucos minutos, uma pediatra avaliou o caso e esclareceu a incerteza da mãe. Prescreveu uma receita para controle dos sintomas, que chegou online pelo celular da mãe, orientou hidratação e explicou os sinais de alarme da dengue, que poderiam motivar uma ida ao PS. Após uma semana, Laura estava de volta à escola, brincando com os colegas.

"O atendimento a distância foi rápido, prático e eficiente. Não perdi tempo e não gastei dinheiro com deslocamento e nem corri o risco de expor a Laura a um ambiente hospitalar", avalia Mayara, que, por conta da filha, já havia recorrido ao serviço de atendimento a distância em duas outras ocasiões. "Sempre me senti satisfeita com o acolhimento recebido e com as condutas que foram tomadas."

Assim como ela, milhares de clientes acessam diariamente o serviço de Pronto Atendimento Virtual da Unimed Nacional, por meio da plataforma da Dr. Online, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São cerca de 1.500 atendimentos todos os dias, feitos pela equipe da clínica médica ou da pediatria.

Os motivos são variados. Entre os mais frequentes estão resfriado, gastroenterite, conjuntivite, cefaleia e lombalgia. O melhor de tudo é que apenas 7,37% dos usuários que foram atendidos primeiramente pelo serviço de telemedicina da operadora procuraram um pronto-socorro físico em até 48 horas. Isso significa que mais de 92% dos casos foram solucionados com o atendimento virtual.

"Temos uma plataforma robusta e segura, com profissionais altamente qualificados, capazes de tomar as melhores condutas a distância", afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional. "A nossa taxa de resolução nos atendimentos é altíssima, assim como o índice de satisfação de nossos clientes com o serviço."

No Brasil, e no mundo todo, a telemedicina tem crescido sistematicamente. Os avanços tecnológicos, a necessidade de ampliação do acesso aos cuidados médicos e, principalmente, a pandemia da Covid-19 contribuíram para o aumento do serviço.

De acordo com a Mordor Intelligence, empresa especializada em pesquisas de mercado, o setor movimenta hoje mais de US$ 172 bilhões no mundo (cerca de R$ 860 bilhões). Para 2029, a estimativa é chegar a US$ 330 bilhões (R$ 1,6 trilhão).

A telemedicina, para usar uma expressão informal e popular, é uma mão na roda, pois permite que pacientes e médicos se conectem remotamente, eliminando barreiras físicas e proporcionando acesso mais amplo aos serviços de saúde.

A possibilidade de realizar consultas médicas no conforto de casa, evitando deslocamentos e exposição a ambientes hospitalares, passou a ser valorizada pelos brasileiros. Para quem vive em áreas remotas, rurais ou com acesso precário à saúde, o Pronto Atendimento Virtual é um modo de obter um serviço de qualidade mesmo longe dos principais centros urbanos. Em breve, a Dr. Online oferecerá consultas em diversas especialidades, avançando em direção aos serviços de telessaúde.

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Divulgação

Em 2040, segundo um relatório produzido pela Deloitte, empresa de auditoria e consultoria empresarial, 25% de todos os serviços mundiais de saúde e bem-estar, incluindo cuidados ambulatoriais e preventivos, devem ser totalmente virtuais.

De olho nessa transformação, a Unimed Nacional passou a oferecer a telemedicina como aliada na gestão da saúde nas empresas. Trata-se do Consultório Digital, que permite aos colaboradores utilizarem a teleconsulta tanto para urgências como para um agendamento eletivo com especialista. Com uso de dispositivos médicos, o profissional pode, entre outros pontos, avaliar os sinais vitais e a ausculta pulmonar, além de verificar imagens de lesões na pele. Tudo a distância.

O objetivo é facilitar o acesso ao atendimento médico em empresas que têm unidades localizadas fora dos centros urbanos do país. Com o serviço, a operadora pretende ajudar a prevenir doenças crônicas, responsáveis por cerca de 70% de todas as mortes no mundo.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha